Objetivo da visita é conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios; representantes da Umane e ImpulsoGov também fazem parte da comitiva

Valter de Paula – Secretaria de Comunicação/PMU

O prefeito Paulo Sérgio recebeu, nesta terça-feira (11), a visita de representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) e da Umane e ImpulsoGov – organizações sem fins lucrativos que fomentam a saúde pública no país. O encontro faz parte da programação da visita técnica para conhecer os processos realizados na Atenção à Saúde implantados na cidade e que motivaram a escolha de Uberlândia como referência no serviço para outros municípios.
Fazem parte da comitiva a secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Halene Armada, a superintendente-geral da Umane, Thais Junqueira, o presidente do conselho de administração da Umane, William Bennett, e o cofundador e diretor-executivo da ImpulsoGov, João Abreu. Também participam das visitas membros e conselheiros do Conass.
Entre as atividades realizadas nos dois dias, os visitantes se reuniram, nesta segunda-feira (10), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo Municipal, com o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e com a diretora de Redes de Atenção à Saúde, Karina Kelly de Oliveira. A programação ainda contemplou a vista à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro São Jorge e à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Glória (atual Élisson Prieto).
Centro Colaborador
O município se consolidou em 2019 como referência nacional por meio do Centro Colaborador do Conass com o objetivo de capacitar profissionais e difundir boas práticas na Atenção Primária. Desde a adesão à metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), Uberlândia tem promovido a organização dos fluxos assistenciais, fortalecendo a gestão do cuidado e a integração entre diferentes níveis de atenção. As ações desenvolvidas no município refletem a importância da qualificação dos processos na atenção primária para aprimorar o atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.