Halterofilistas da equipe Futel/CDDU/Praia Clube garantiram seis medalhas de ouro em Santiago, no Chile
Futel/Divulgação 
Os paratletas Isabella Sousa Marques, Natália Gonçalves Costa e Nycollas Volcean de Medeiros Cunha das Graças, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube –, se destacaram nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Defendendo a seleção brasileira de halterofilismo na disputa internacional, orientados pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel, os competidores conquistaram seis medalhas de ouro.
Na classificação geral, o Brasil ficou em 1º lugar, com 100 pódios, sendo 61 medalhas de ouro, 29 de prata e 10 de bronze. O evento aconteceu em Santiago, no Chile, durante uma semana. A competição foi encerrada no domingo (9).
Nycollas Volcean de Medeiros Cunha das Graças, na categoria unificado 65 e 72 kg Rookie, levantou 115/118/120 kg e, assim, conquistou o 1º lugar Best Lift e no Somatório, estabelecendo novo recorde das Américas Rookie. Isabela Sousa Marques garantiu as medalhas de ouro na categoria 73 kg next gen best lift e no somatório com as marcas 63/65/68 kg, enquanto Natália Gonçalves Costa garantiu as medalhas de ouro na categoria unificada 45 e 50 kg ao levantar 75/80/85 kg e, ainda, estabelecer o recorde das Américas NextGen.
A delegação brasileira participou dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens com 120 paratletas nas modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas 5×5 e 3×3, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball masculino e feminino e judô.
“O Brasil é uma potência no paradesporto mundial e, neste Parapan de Jovens, mostrou que a nova geração é também muito forte. Em relação aos três atletas da Futel/CDDU/Praia Clube, a nossa expectativa se confirmou e eles contribuíram muito para a conquista do Brasil”, disse o treinador da seleção brasileira de halterofilismo, Weverton Santos.
“Nossos meninos fizeram história ao conquistar resultados tão expressivos. Isso mostra a importância e qualidade do trabalho que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, junto com as instituições parceiras, realiza no dia a dia”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.