Implantação do espaço visa transformar os resíduos orgânicos em composto de alta qualidade

Comunicação Dmae

A construção do novo pátio de compostagem do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) atingiu, no começo de fevereiro, 50% de conclusão. A iniciativa é conduzida pela Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (Abha), com recursos do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari (CBH), em projeto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Localizado em uma área de 1.765,30 m² na Estação de Tratamento de Esgoto Rio Uberabinha, o projeto tem como objetivo a destinação ambiental correta dos resíduos orgânicos provenientes das feiras livres, sacolões, instituições públicas, escolas e estabelecimentos comerciais, promovendo a sustentabilidade e beneficiando diretamente a agricultura familiar.

Atualmente, mais da metade dos resíduos sólidos urbanos de Uberlândia são constituídos por matéria orgânica. Em 2024, das 235,8 mil toneladas de resíduos destinados ao aterro sanitário, cerca de 124,9 mil toneladas poderiam ter sido reaproveitadas na compostagem.

“O Dmae busca transformar esses resíduos, que antes seriam descartados no aterro, em composto orgânico de alta qualidade, contribuindo para a redução do impacto ambiental e o fortalecimento da economia circular na cidade. O pátio utilizará o método de compostagem termofílica em leiras estáticas, garantindo eficiência no processamento dos resíduos”, explicou o coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa.

O projeto prevê ainda a estruturação das feiras livres para a correta separação dos resíduos sólidos, garantindo que a fração úmida/orgânica seja destinada ao pátio. Com isso, o material processado poderá ser utilizado como fertilizante orgânico em hortas comunitárias, praças, escolas e na agricultura familiar.

Além do impacto ambiental positivo, o projeto conta com um forte viés educativo. Através do Programa Escola Água Cidadã (Peac) e do Programa da Coleta Seletiva, ações de conscientização e capacitação da população sobre a importância da reciclagem e da compostagem já estão sendo realizadas por meio de iniciativas como o projeto “Casa com Minhoca”.

Com previsão de entrega do novo pátio de compostagem do Dmae para junho de 2025, o desenvolvimento do espaço está alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e reforça o compromisso de Uberlândia com a gestão sustentável dos resíduos urbanos.