Mantidas pela Prefeitura de Uberlândia, unidades têm o objetivo de promover mais qualidade de vida e bem-estar aos idosos, com atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer

Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Com o compromisso de promover o bem-estar e a qualidade de vida à população local e reforçando as políticas públicas para as pessoas acima dos 60 anos de idade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, nesta quarta-feira (18), a ação de Natal nos quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceais). A confraternização, que também marcou o encerramento das atividades nos equipamentos sociais neste ano de 2024, contou com apresentações de dança, coral, lanche e entrega de brindes. Na unidade do Ceai Rondon Pacheco, teve também a chegada do Papai Noel.
Os Ceais são espaços mantidos pela Prefeitura de Uberlândia que têm o objetivo de promover mais qualidade de vida aos idosos e o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários. Nesses equipamentos sociais são oferecidas atividades artísticas, esportivas, recreativas e de lazer, como hidroginástica, ginástica e ginástica com bolas, coral, violão, alongamento, fisioterapia, musculação, atividade física, alfabetização, informática básica e dança de rua. A programação é sempre acompanhada por equipe multiprofissional.

Além dos Ceais Rondon, Laranjeiras, Luizote e Guarani, Uberlândia conta também com um quinto Ceai, o Morumbi, inaugurado pelo prefeito Odelmo Leão na última segunda-feira (16) e que terá as atividades iniciadas em fevereiro de 2025, quando a programação dos Ceais retornará do recesso.
Com os cinco Ceais, o Município ampliou para quase 20 mil a capacidade de atendimento de idosos nos espaços de lazer para pessoas com idade acima de 60 anos na cidade.