pesquisas
Primeira iniciativa do País no setor completará 3 anos em dezembro e mantém o compromisso de buscar soluções para uma agricultura sustentável e regenerativa; entre outras ações, cidade já conta com empresa habilitada para comercialização de pó de basalto e inaugurou um Centro de Inovação em Sustentabilidade para testes de adubo organomineral
Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Com estudos avançados sobre o uso de remineralizadores de solo na produção de alimentos, o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli chega às vésperas de completar 3 anos com importantes conquistas. Referência na busca por uma agricultura mais sustentável e regenerativa, a ação de governo da Prefeitura de Uberlândia já oferece oportunidade de mercado e recursos para evolução no setor: desde o lançamento em 8 de dezembro de 2021, a cidade conseguiu viabilizar a comercialização do pó de basalto por mineradora local, inaugurou o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) para testes de adubo organomineral – e tem tido o modelo do polo replicado por outros estados. Todo o trabalho tem parceria e respaldo na expertise da empresa Companhia de Promoção Agrícola (Campo) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB)
Por estimular a realização de estudos que possibilitam uma produção agrícola mais rentável e com menor impacto ambiental, o polo de Uberlândia atrai a atenção de diversos gestores municipais. Em julho de 2023, por exemplo, a equipe da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação apresentou, na 26ª ExpoFran, em Porto Franco (MA), os resultados dos últimos dois anos de pesquisas com os remineralizadores. Assim, o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil foi referência também para implantação de projeto semelhante na cidade sul maranhense, assim como ocorreu em Fortaleza, no Ceará.
A cidade ainda iniciou, em janeiro do ano passado, os estudos da utilização da rocha como base para a produção de organominerais, lã de rocha e filamento de basalto. Como desdobramento dentro das possibilidades do uso do basalto, esses produtos poderão trazer impactos positivos nas mudanças climáticas e constituirão um elo importante no sequestro de carbono, mitigando os efeitos dos gases de efeito estufa. Na agricultura, por exemplo, para cada tonelada aplicada ao solo de pó de rocha de basalto, entre 160 kg a 180 kg de gás carbônico (CO2) equivalentes são incorporadas ao solo. Estes quantitativos têm despertado empresas certificadoras para o crédito de carbono.
Apta a comercializar remineralizadores
Em novembro do ano passado, Uberlândia atingiu mais um marco na consolidação do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alyson Paolinelli. Em solenidade no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão anunciou a expedição pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dos certificados que validaram e autorizaram a primeira mineradora do município a produzir e distribuir comercialmente o produto em todo território nacional.
Desse modo, a Ecobrix, uma das três mineradoras locais parceiras da Prefeitura de Uberlândia no projeto de fomento ao uso do pó de rocha na agricultura, já comercializa o pó de basalto. Outra mineradora uberlandense, a BT Construções, também já recebeu parecer favorável do Mapa para registro do remineralizador para disponibilização no mercado brasileiro.
Mais inovação
Com a evolução dos estudos, o prefeito Odelmo Leão inaugurou, em janeiro deste ano, o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Trata-se de um verdadeiro laboratório com foco na criação da primeira planta industrial brasileira destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade.
Atualmente, o CIS abriga um projeto piloto inovador que propõe a conversão de rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis por meio do processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio, a pirólise. A ideia é que o biocarvão resultante seja misturado ao pó de basalto para ser aplicado em solos de baixa produtividade.
Uberlândia à frente nas pesquisas
Uberlândia está em uma área onde estima-se que existam mais de 16 mil hectares de basalto, uma rocha silicática de origem vulcânica rica em minerais valiosos para o desenvolvimento e fortalecimento das plantas. Atento ao potencial da região para a segurança alimentar, o prefeito Odelmo Leão buscou parcerias para o emprego de remineralizadores de solo viável no país. A iniciativa, inclusive, já foi apresentada, aos governos estadual e federal e foi tema de seminário técnico que reuniu, em 2019, estudantes e especialistas no campo de todo o país. À época, o evento contou com uma palestra do ex-ministro Alysson Paolinelli, um dos precursores da chamada primeira revolução agrícola brasileira.
Desde então, as políticas públicas conduzidas pela Prefeitura de Uberlândia ganharam mais força, passando pelo início dos testes de campo em grandes, médias e pequenas propriedades, além do apoio às mineradoras interessadas na produção do pó de basalto para que se habilitassem na comercialização até culminar no lançamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil em 2021, que, posteriormente, no último ano, foi renomeado para 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli- em homenagem ao ilustre apoiador dessa ação na cidade. Com o polo, seguiu-se o fechamento de novos parceiros para a expansão dos trabalhos em torno de outros minerais existentes no solo da região, como micaxisto e gnaisse.
Saiba mais sobre o pioneiro 1º Polo Agromineral Verde do Brasil, em Uberlândia, clicando AQUI.
Cronologia do pó de basalto e do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil em Uberlândia
• Em janeiro de 2019, a gestão municipal começou a ter os primeiros contatos sobre estudos em torno do uso de pó de rocha como remineralizador de solo, com ênfase para o basalto.
• Foi identificado que a cidade está assentada sobre um maciço de 16 mil hectares de basalto.
• Em 4 de outubro de 2019, Prefeitura sedia o 1º Seminário dos Remineralizadores de Solo do Triângulo Mineiro em parceria com a Campo.
• O seminário reuniu estudantes, pesquisadores e produtores agrícolas, além de autoridades de todo país, sendo prestigiado inclusive pelo embaixador da Nigéria no Brasil, Christopher John Nonyelum Okeke, e pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.
• O evento também impulsionou novas pesquisas para teste da qualidade do pó de basalto extraído da região de Uberlândia.
• Logo após o evento, foram iniciados os testes com a aplicação do produto em lavouras de soja. Os primeiros resultados foram divulgados em abril de 2020 em lavouras de Minas Gerais, Tocantins e Goiás.
• Nesse meio tempo, a Prefeitura buscou apoio dos governos estadual e federal para fortalecer a estrutura logística de transporte regional.
• Em janeiro de 2020, a CPRM, por meio da professora Magda Bergmann, realizou avaliação e o levantamento preciso das ocorrências dos derrames de basalto na região, desde o Rio Uberabinha até o Rio Araguari, em Uberlândia
• Em abril de 2021, a Prefeitura expandiu os testes com o pó de basalto em lavouras da região, com o apoio de instituições e a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub).
• Os testes demonstraram que o remineralizador de Uberlândia teve resultados positivos no que tange à produtividade e na qualidade dos produtos. Os alimentos produzidos com o pó de rocha de Uberlândia, principalmente hortaliças e frutas se destinaram às instituições filantrópicas cadastradas junto pela prefeitura.
• Em 27 de outubro de 2021, foi entregue relatório de Ensaio de Eficiência Agronômica às mineradoras interessadas no processamento do pó de rocha como remineralizador de solo. O documento teve o objetivo de ajudá-las no registro desse insumo agrícola junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
• Participaram da reunião representantes das empresas BSL Britagem São Lucas, Ecobrix Britagem e Usinagem, Luvas Mineradora e BT Engenharia. O evento ainda contou com representantes da VLI, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato Rural de Uberlândia, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Triângulo Mineiro (Settrim), Fiemg, entre outras instituições.
• 8 de dezembro de 2021: lançamento de Uberlândia como 1º Polo Agromineral Verde do Brasil
• Março de 2022: Participação na Femec 2022 com demonstração em campo experimental na Femec 2022 com cultivos em terra enriquecida com pó de basalto e assinatura de acordos com Banco do Brasil e CPRM para facilitação de crédito para produtores interessados com comprar pó de basalto e também para a expansão das pesquisas sobre remineralizadores de solo na agricultura, com o objetivo de reduzir os custos de produção e a melhoria da qualidade dos alimentos.
• Junho de 2022: Prefeito recebe a geóloga Magda Bergmann, em visita técnica à cidade pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM- Serviço Geológico do Brasil) para identificar as ocorrências e coletar amostras de micaxisto, outro mineral de grande potencial para a agricultura em Uberlândia
• Em julho de 2022, a Prefeitura obteve nova conquista: o governo federal incluiu o pó de basalto na linha de crédito do Plano Safra 2022/2023
• Em janeiro de 2023, a Prefeitura publicou cartilha com resultados da aplicação do pó de basalto nos cultivos de alface, beterraba, couve, rúcula, tomate e pastagem
• Março de 2023: Participação na Femec 2023 com palestra e estande com cultivos utilizando pó de basalto, mais uma demonstração dos resultados positivos do uso do pó de basalto na agricultura.
• Maio de 2023: Ecobrix obtém do Mapa parecer favorável para registro do pó de basalto como remineralizador de solo.
• Junho de 2023: é a vez da BT Construções obter do Mapa parecer favorável para registro do pó de basalto.
• Em julho de 2023, Prefeitura levou sua experiência como 1º Polo Agromineral Verde do Brasil para a cidade Porto Franco, no Maranhão
• Também em julho de 2023, prefeito autorizou projeto pioneiro de planta industrial para produção em larga escala de energia e fertilizante a partir do lodo de esgoto, o que pode potencializar os efeitos do pó de basalto como remineralizador de solo
• No dia 11 de agosto de 2023, a Prefeitura de Uberlândia realizou 1° Simpósio Regional de Bioinsumos – “Bioinsumos: a revolução do agronegócio sustentável”, no qual foram apresentados e debatidos os benefícios obtidos com a utilização de remineralizadores de solo, em especial o pó de basalto, e dos demais bioinsumos em cultivos agrícolas
• Em 1º de agosto de 2023, prefeito Odelmo Leão sancionou a lei de sua autoria que nomeou o polo como 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli, falecido em junho e que foi um dos grandes incentivadores e apoiadores dos estudos da Prefeitura de Uberlândia em torno do pó de basalto como insumo para a agricultura tropical no Brasil.
• 11 de outubro: EcoBrix recebe Certificado de Registro de Estabelecimento do Mapa, conforme estabelece a Instrução Normativa número 6, de 2016.
• 16 de outubro: Lançamento do programa Bem Mais Agro, que vai apoiar pequenos produtores rurais com insumos- entre os quais está o pó de basalto
• 23 de outubro: EcoBrix recebe Certificado de Registro de Produto do Mapa, estando apta a comercializar o seu produto, remineralizador de solo, de origem basáltica para toda a região.
• 25 de janeiro de 2024: Inauguração do Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS)