José C. Martelli – Advogado e professor – Espírio Santo do Pinhal – SP

Hoje, domingo, tivemos a honra e a satisfação de participar, em São João da Boa Vista, da Festa Regulamentar, evento destinado a acolher, também, novos membros da Sociedade São Vicente de Paulo.
Para escrever sobre a festa fizemos um convite ao Professor Célio Baraldi, um de seus Coordenadores. Ninguém melhor do que ele para descrevê-la.
Convite aceito, externamos aqui nossos agradecimentos.
De toda forma, antes de transcrever o seu texto, gostaríamos de destacar parte das palavras do formador espiritual da reunião, Diácono Antonio Carlos, quando ele enfatiza o componente AMOR que deve embasar todas atividades dos vicentinos. Se houvesse amor, diz ele, não haveria nem guerras.
Dito isto, vamos ao texto do Prof. Célio Baraldi:
“A celebração da Imaculada Conceição reflete sobre a concepção da Virgem Maria, sem a mancha do pecado original. A festa católica foi definida como universal em 1476, pelo Papa Sisto IV e, tida como dogma, pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854. A Igreja considera que o dogma é apoiado pela Bíblia, bem como pelos escritos dos Padres da antiguidade, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
“Como o próprio nome diz, celebramos a Imaculada Conceição de Maria, escolhida como padroeira da SSVP, desde seus primórdios. A intenção da Festa Regulamentar é unir os vicentinos entre si, num grande momento de congraçamento, para se reverem e debaterem seus assuntos mais importantes”
A Festa Regulamentar é um dos eventos mais esperados pelos vicentinos. Acolher e aclamar os novos Confrades e Consocias, que realizam seus compromissos vicentinos e obediência à Regra da SSVP, frente ao altar do Senhor Jesus, da Virgem Maria, São Vicente, A.F. Ozanam e diante de todos os vicentinos presentes.
O evento é voltado a todos os vicentinos, com o intuito de criar laços de amizades entre as unidades. “Essa é uma responsabilidade de todo confrade e consocia, está no Artigo 18, VI da Regra. A união entre os vicentinos é muito importante para a SSVP”. A Festa Regulamentar foi realizada na sede do Conselho central de São João da Boa Vista, teve a Formação Espiritual com o Diácono Antonio Carlos Rossi Beraldo, que falou do dogma da “Imaculada Conceição”. As Comemorações ainda deu abertura as Festividades dos 55 anos de Fundação do Conselho Central de São João da Boa Vista. As festividades se encerraram com a santa missa presidida, pelo Padre Thiago Caldeira de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de São João da Boa Vista.”