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Taxa de absenteísmo
Embora a quantidade de eletrocardiogramas esteja acima do esperado em tão pouco tempo, o número de pacientes atendidos poderia ter sido maior, uma vez que foram agendados, nesse primeiro mês, 7.800 procedimentos. No entanto, a taxa de absenteísmo foi de 30,97%.
“Todos os exames são agendados previamente para que haja uma organização da equipe. Quando um paciente não comparece à marcação, atrapalha o andamento do processo porque não temos como preencher aquela vaga de última hora. Por isso, entramos em contato, avisamos e confirmamos a presença para evitar que isso ocorra”, destacou o secretário Adenilson Lima.
No intuito de minimizar a taxa de não comparecimento, a Secretaria de Saúde contratou uma empresa de call center para entrar em contato com os pacientes e confirmar a marcação e o comparecimento, até para evitar que as pessoas se dirigirem até as unidades de saúde sem terem sido avisadas. Inicialmente, a empresa faz contatos telefônicos e por SMS. Não havendo êxito, são enviadas mensagens via WhatsApp, nas quais os pacientes devem confirmar presença pelo questionário automático que constará na mensagem.
Quando necessário, agentes comunitários de saúde também vão até as residências dos pacientes. Havendo vagas ociosas de exames, a secretaria seguirá a lista da Central de Regulação.