Ivan Santos – Jornalista]
Uma das promessas de Lula Candidato a Presidente do Brasil continua a espera de decisões do Trono. E o Desenrola, um programa para ajudar milhões de brasileiros a negociarem suas dívidas. Tem muita gente endividada debaixo dos céus da pátria neste instante.
Umm mapa do calote coletivo foi divulgado na semana passada pela Serasa – empresa especializada em informações financeiras nacionais. Em março passado, segundo a Serasa, mais de 43% da população brasileira com mais de 18 anos estava endividada e negativada para comprar a crédito no comércio. Os mais endividados estariam nos Estados do Centro-oeste.
O endividamento começou a aumentar no pico da Pandemia em 2020 e está estacionado prejudicando o crescimento do comércio e da economia. Na campanha eleitoral passada o candidato Lula da Silva, que ganhou as eleições e hoje governa, prometeu criar um programa para ajudar os endividados numa eventual negociação das dívidas. O Desenrola prometido ainda não apareceu.
A realidade nacional, nua e crua indicou que em março passado 70 milhões de brasileiros estava inadimplentes com dívidas na praça, principalmente em bancos, cartões de crédito, lojas e financeiras. Muitos não pagaram nem contas de água, luz e serviços de comunicação.
Uma massa populacional de 70 milhões de pessoas sem crédito para consumir e com baixos salários, não ajuda a economia a sair do buraco onde ainda se encontra. O governo precisa apressar-se e mostrar a cara do Desenrola. Esse programa, que continua na promessa eleitoral, poderá criar condições para que as pessoas voltem a consumir bens econômicos e serviços e movimentem a economia. Como está não pode continuar.