A Prefeitura de Uberlândia vem a público informar que, diante do arremate da concessão do aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato pela espanhola AENA, em leilão na tarde desta quinta-feira (18), está à disposição para apoiar o novo operador privado do terminal tão logo a empresa assuma a sua operação. O Município sob a gestão do prefeito Odelmo Leão visa, em suas diretrizes e políticas de desenvolvimento para a cidade, consolidar o aeroporto como um hub logístico regional. Para isso, está preparado para auxiliar na concepção de um plano estrutural logístico e viário para operação de cargas e de passageiros na área de influência do aeroporto, objetivando o seu melhor desenvolvimento nos próximos 30 anos, bem como na disponibilização de área limítrofes ao terminal que viabilizem a sua futura ampliação.

O Executivo municipal comemora e reforça a importância desta concessão, que será benéfica ao desenvolvimento local e regional, uma vez que atividades como aeroporto-indústria, tratamento aduaneiro diferenciado, e-commerce, logística multimodal, dentre outros serviços, certamente interessarão ao setor empresarial como um todo. Uma nova cadeia logística de suprimentos e de produtos acabados estará nascendo no perímetro do aeroporto e em suas áreas lindeiras, o que, valendo-se dessa multifuncionalidade, constituirá uma nova alavanca para crescimento econômico da cidade e da região, gerando mais oportunidades de emprego e renda.

“Que a AENA seja bem-vinda e conte conosco nesta nova missão de administrar o terminal aeroportuário da segunda cidade de Minas Gerais e polo logístico do Brasil Central. A concessão consagra um trabalho árduo que iniciamos ainda em idos de 2005 para garantir a contínua modernização do nosso aeroporto. Foram muitos atos da Prefeitura em prol do terminal, como desapropriações, preservação e doações de áreas, por exemplo, além de muito diálogo e discussões com as autoridades públicas e do meio empresarial para que pudéssemos alcançar, hoje, esse resultado”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

A AENA é atualmente a maior concessionária de aeroportos da Espanha e controla também aeroportos no México, Jamaica, Colômbia e 51% do terminal London-Luton, no Reino Unido. No Brasil, já opera seis terminais na região Nordeste. Dentre eles, os das cidades de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE). Com o arremate do bloco SP/MG/MS/PA pelo ágio de R$ 2,45 bilhões, no leilão da 7ª Rodada de Aeroportos no Brasil, o grupo demonstrou confiança na capacidade dos terminais leiloados e também assumirá, além de Uberlândia, a operação dos aeroportos de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Parauapebas (PA), Altamira (PA), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).