Com foco em tecnologia e sustentabilidade, gestão ainda vai apresentar experimentos com pó de basalto e demonstrações em pilares do programa Novo Agro

Divulgação

A integração entre tecnologia, sustentabilidade e produção agrícola é o tema do espaço desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia para a 58ª edição da Exposição Agropecuária do Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru 2022. Entre as diversas ações preparadas por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI) na área batizada de Fazendinha, está o espaço maker “Agrolab”, além de experimentos com pó de basalto e estandes temáticos nas áreas da avicultura caipira, aquaponia e agroecologia.

“Quem passar pelo Camaru, terá a oportunidade de ver de perto um pouco do trabalho que a Prefeitura de Uberlândia conduz junto aos produtores rurais e as inovações possíveis nesse setor. Vamos ter áreas de cultivos, com comparativos entre plantações que estão em áreas degradadas e aquelas em áreas preservadas, tendas com boas práticas em pilares do programa Novo Agro e o Agrolab, que é um espaço voltado especialmente para as crianças terem contato com a aplicação prática da tecnologia na produção de alimentos de uma forma lúdica, divertida”, conta a secretária municipal de Agronegócio Economia e Inovação, Thalita Jorge.

Agrolab

Criado em parceria com a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Agrolab vai reunir informação e experiência imersiva. Pela primeira vez na história do Camaru, os visitantes terão à disposição um espaço maker e lúdico com soluções inteligentes para melhoria da produção no campo.

Para conhecer o espaço, 56 escolas estão com visitas agendadas. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, está programada a visita de 40 turmas de estudantes da rede municipal, de 7 a 11 anos. Eles serão acompanhados por instrutores, que demonstrarão a importância do conhecimento para o aprimoramento de tecnologias e aplicação de inovações no dia a dia da agricultura.

No espaço, haverá canetas e impressoras 3D, além de uma maquete batizada de Fazendinha 5.0, na qual será recriado um sistema sustentável de geração de energia e produção.

Dessa forma, a Prefeitura viabilizará a reprodução de uma minifazenda, com torres para produção de energia eólica, reserva ambiental, placas de energia solar e gerador de energia à base de água, entre outros. Os visitantes poderão, inclusive, criar figuras em 3D para habitarem a “Fazendinha 5.0”.

O espaço estará disponível para visitação, com e sem agendamento, nos dias 27, 28 e 31 de agosto, e em setembro, nos dias 3, 4 e 7.

Novo Agro

Durante o Camaru 2022, a Prefeitura de Uberlândia também vai levar uma parte das atividades realizadas dentro do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, o Novo Agro. Por isso, a SMAEI terá tendas com exposição de processos produtivos.

Por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), haverá demonstração dentro do segmento de aquaponia. A SMAEI também mostrará trabalhos em agroecologia e avicultura caipira.

Pó de basalto

Já na área de plantio administrada pela Prefeitura na Fazendinha Camaru, uma verdadeira aula sobre práticas sustentáveis no cuidado com o solo e a água. O manejo inclui o uso de pó de basalto para remineralização do solo e a demonstração da diferença entre áreas degradadas e preservadas.

Para os experimentos foram escolhidos cultivos de milho, milheto, feijão e braquiária, que é uma espécie de capim utilizado na pastagem. A intenção foi optar por plantas que fossem de suma importância para pequenos, médios e grandes produtores rurais da região de Uberlândia.

Camaru 2022

Organizado pelo Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru 2022 é a 58ª edição da feira de exposição agropecuária. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi suspenso nos últimos dois anos. Nesta retomada, o Camaru vai de 26 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições do Camaru, localizado à Rua Juracy Junqueira Rezende, no bairro Pampulha.

Além das ações promovidas pela SMAEI, com apoio da Ferub e outros parceiros, a Prefeitura de Uberlândia também estará presente por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que apresentará o Programa Buriti, voltado para a recuperação de nascentes.