Lula e Bolsonaro são vinho do mesmo barril

Ivan Santos- Jornalista

Vivemos em plena era das “fakes News” ou simplesmente das notícias falsas. Tanta mentira em todas as direções que está difícil acreditar em algum político, destacadamente em tempo de eleição.
Só para destacar o tema das “fakes News” basta atentar para as ilusões proclamadas pelo candidato Lula que brada com força para dizer que foi ele que levou água para matar a sede crônica dos nordestinos. Ou as falas do Mito da direita, Capitão Bolsonaro, conhecido entre os políticos da direita como Mito. Bolsonaro tem dito que, não Lula, foi ele que levou água do Rio São Francisco para o Nordeste.
O jornal “O Estado de São Paulo” mandou um repórter percorrer o Nordeste e contar a verdadeira história da transposição da água do Rio São Francisco para livrar os nordestinos da tragédia secular provocada pelas secas. Na edição hoje o Estadão narra:
“Na Zona Rural de Oeiras, no Piauí, famílias de pequenos agricultores ainda enfrentam o velho drama da falta de acesso à água potável. Não deveriam. O município foi um dos contemplados por uma ‘força-tarefa das águas” anunciada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para o Nordeste e Norte de Minas. Dois anos depois, no entanto, poços abertos pelo programa estão lacrados. As obras pararam pela metade e bombas de retirada de água não foram instaladas”. O presidente Mito esteve no Piauí e percorreu o Nordeste só para tirar fotos e aparecer em filmes para propaganda nas redes sociais. Água real continuou nos sonhos dos nordestinos.
Nossa realidade atual nos faz lembrar o estadista alemão, Otto von Bismarck, que disse: “Nunca se mentiu tanto como antes de uma eleição, durante uma guerra e depois de uma caçada”. Lula e Bolsonaro são duas faces de uma moeda. Um é “cara” e o outra é “corona”. Acredite num ou no outro quem quiser. Para mim ambos são vinho do mesmo barril.