Com inscrições abertas até 29 de agosto, 1º Concurso de Poemas da Esperança da UFU vai resultar em um e-book

Ascom/UFU

Você se sente convidado a escrever sobre esperança? Um poema inédito que possa representar e expressar seus anseios acerca do tema? Então, está convidado a participar do 1º Concurso de Poemas da Esperança da UFU. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), por meio do projeto “Uso de corantes naturais em Instituições de Saúde (Cores da Esperança)”.
As inscrições devem ser feitas até 29 de agosto pelo e-mail concursodepoemasufu@gmail.com. No edital, estão disponíveis todas as informações sobre o concurso. Pode participar qualquer pessoa que atue no contexto da UFU – tanto técnicos administrativos, quanto docentes, estudantes e colaboradores terceirizados. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro.
E olha que interessante! O projeto que ampara o Concurso de Poemas prevê a realização de oficinas terapêuticas nas instituições de saúde; desta forma, “os pacientes irão pintar as capas de papelão reciclado com corantes naturais e atóxicos, nas cores amarela, vermelha e azul, respectivamente proveniente do açafrão, urucum e do jenipapo ou anileira. Na sequência, essas capas serão incorporadas ao Livro de Poemas, resultante desse concurso”, conforme explica o professor da Famed Fábio Tonissi Moroni, do Departamento de Clínica Médica.
A avaliação, de acordo com Fábio Moroni, será feita por uma banca avaliadora de professores do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU), bem como pessoas convidadas – todos com experiência em avaliar esse tipo de gênero textual.
Os poemas dos 30 primeiros colocados serão publicados em um e-book, com ISBN UFU. A publicação será disponibilizada na página da Proexc, com possibilidade de download gratuito. Conheça mais detalhes sobre o concurso na entrevista abaixo:

Como surgiu a ideia do 1º Concurso de Poemas da Esperança?
Fábio Tonissi Moroni – Ele surge como atividade complementar do projeto de extensão universitária intitulado “Uso de corantes naturais em Instituições de Saúde (Cores da Esperança)”. Este concurso é inspirado no Concurso de Poemas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que é promovido desde o ano 2000. Também, outra inspiração nossa para esse concurso foram os livros cartoneros. Eles são editados artesanalmente, originalmente confeccionados por catadores de papelão da cidade de Buenos Aires (“cartoneros”, em Espanhol), que vendiam esses livros nas ruas da cidade, como alternativa de renda, durante a grave crise que ocorreu na Argentina, no início dos anos 2000. Dessa forma, o projeto visa realizar oficinas terapêuticas nas instituições de saúde, onde os pacientes irão pintar as capas de papelão reciclado. Nesse contexto, é oportuno divulgar que no mês de outubro deste ano, o projeto de extensão irá oferecer vagas para insc rição em oficinas abertas à comunidade sobre encadernação artesanal e tingimento do algodão com os corantes naturais, com o apoio do Centro de Tecelagem da Prefeitura Municipal de Uberlândia; e técnicas de cultivo e extração de corantes naturais na Fazenda Buriti, com o apoio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) – também órgão da Prefeitura de Uberlândia. Mais detalhes serão divulgados em data próxima ao evento, nos canais de comunicação da Proexc e da Famed.

Por que fazer um concurso de poemas na Faculdade de Medicina?
A Famed vai realizar este concurso em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura por dois motivos principais. O primeiro é por ser a Unidade Acadêmica que coordena o projeto de extensão que originou a demanda pelo concurso. Cabe destacar que essa coordenação é sempre realizada de forma coletiva, com a indispensável e valorosa colaboração dos colegas de várias Unidades Acadêmicas da UFU e de outras universidades e institutos de pesquisa, estudantes e profissionais voluntários provenientes da comunidade uberlandense. Além disso, é de amplo conhecimento que todas as formas de manifestações artísticas, incluindo a poesia, possuem um grande potencial terapêutico. Por isso, essas atividades possibilitam um rico diálogo entre Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Desse modo, a Faculdade de Medicina sempre possuiu uma forte ligação com a Arte, devido ao fato desta última possuir a capacidade de fortalecer a resiliência das pessoas ao sofrimento deco rrente dos males que afligem o corpo e a alma humana.

Na sua visão, qual a importância deste concurso?
É uma iniciativa relevante para todas as pessoas físicas que atuem no contexto da UFU, em todos os seus campi, pois é um espaço privilegiado para que elas expressem sua sensibilidade poética e sua aptidão artística, deixando os poemas que abordam a temática da esperança como legado para as gerações futuras. Logo, esse concurso é uma excelente oportunidade para revelar novos escritores, como também prestigiar aqueles que possuem uma carreira literária já consolidada.