Ivan Santos – Jornalista
Representantes de emissoras de rádio e televisão já se reuniram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com representantes de partidos político e de plataformas digitais para acerar as normas e modelos de distribuição de propaganda eleitoral que vai começar na semana que vem, dia 16 de agosto.
A propaganda será para presidente da República, senador (um terço do Senado), governador, deputado federal e deputado estadual. Já está formado um pool de emissoras e projetada a mídia para começar o barulho. Por enquanto, a massa popular parece completamente sem interesse no assunto e continua a se divertir com mentiras e fantasias divulgadas por redes digitais via telemóveis (celulares).
O assunto ainda não foi concluído. Está marcada uma audiência pública para o próximo dia 18 para debater a minuta de uma resolução que vai regulamentar o pool de emissoras. A Resolução que brotar da reunião será regulamentada e depois apreciada pelo plenário do TSE.
No Primeiro Turno da Eleição o horário da propaganda eleitoral no rádio e na televisão exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Se houver segundo turno, a propaganda eleitoral será veiculada no rádio e na televisão de 7 a 28 de outubro.
O pool de emissoras para a propaganda eleitoral deste ano, em princípio, será formado por TV Globo, SBT, Record, Band, Rádio Câmara, Rádio Senado, TV Câmara e TV Senado. O horário eleitoral é conhecido como “Horário Eleitoral Gratuito”. Gratuito nada. Os contribuintes, de mamando a caducando vão pagar essa propaganda através de descontos para as emissoras quando elas forem declarar o Imposto de Renda. O horário não é gratuito.