José C. Martelli*

Um turbilhão de emoções a testar meu coração. Foi no dia 01 de novembro de 2019, no vetusto Teatro Municipal de São João da Boa Vista (SP). Uma homenagem à minha saudosa irmã Maria Alice (Iche) falecida no dia 09 de junho deste ano.
Bailarinas, desde dois anos de idade, da escola de danças dirigida por sua filha Fabiana, por ali desfilaram, compondo o enredo de “Alice no País das Maravilhas”, lindas e competentes dançarinas.
Foi muito emocionante, principalmente pelo relato de passagens de sua vida que permanecem apenas nos corações e nas mentes das inúmeras pessoas que, em vida, tiveram seu apoio.
Fui, acompanhando minha irmã Teresinha, e ambos nos emocionamos muito, mas ela, que está com o mal de Alzeimer, teve apenas uma emoção momentânea. Não comentou e nem perguntou nada, a não ser sobre o espetáculo.
Por outro lado, eu que me emocionara com a homenagem, de quebra pude recordar os momentos mais felizes de minha vida, recordando que, ali naquele mesmo Teatro, fizera meu primeiro discurso como orador que fui do Tiro de Guerra, perante uma plateia de atiradores e alunas e alunos dos dois colégios da cidade, um deles apenas de meninas. Fiz um sucesso danado. Bons tempos em que as preocupações eram apenas namorar e às vezes estudar um pouco.

*Advogado e professor – Espírito Santo do Pinhal – SP