UFU divulga monitoramento do primeiro trimestre de 2022 em relação às metas de desenvolvimento e expansão
Ascom/UFU
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, nesta semana, o relatório de monitoramento do 1º semestre de 2022 no cumprimento do Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pìde). O acompanhamento do desempenho dos órgãos públicos federais em relação aos planos de desenvolvimento precisa ser realizado, no mínimo, a cada trimestre, de acordo com a Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020.
O Pide 2022-2027 foi elaborado pela UFU em 2021 e é válido para os próximos seis anos da universidade. Este documento é produzido pela instituição sazonalmente e define quais são os desafios, necessidades e soluções para o próximo ciclo. Em relação ao Pide 2022-2027, foram estabelecidas metas como: alinhar todos os setores da universidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); humanização dos ambientes de trabalho; fortalecimento da Assistência Estudantil, entre outras.
A elaboração do Pide 2022-2027 foi feita a muitas mãos, contando com a colaboração de consultas públicas aos discentes da UFU e com a participação dos servidores de todos os setores da universidade. O monitoramento não foi diferente. Cada eixo recebeu um formulário eletrônico contendo questões relativas a notificação dos responsáveis e corresponsáveis pela execução e acompanhamento, fatores dificultadores e facilitadores identificados na implementação do planejamento, iniciativas adotadas, bem como evidências das iniciativas adotadas.
Em relação aos resultados, o diretor de Planejamento, Odorico Coelho da Costa Neto, afirma que foram positivos. “Os objetivos que foram traçados pela CPDE [Comissão Permanente de Desenvolvimento e Expansão], quais sejam: despertar para o início de um ciclo de avaliação, avaliar qualitativamente os eventuais desvios observados em relação ao planejado e identificar problemas e ações necessárias para a conclusão dos projetos e entregas previstas para o ano, foram amplamente alcançados, conforme parecer do Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade da UFU aprovando o Relatório de Monitoramento do 1º Trimestre, o que demostra uma excelente evolução do processo de acompanhamento”, ressalta.
Quase todos os eixos temáticos que responderam ao questionário afirmaram ter tido um bom planejamento. As principais dificuldades apontadas para a prática foram a disponibilidade de recursos humanos e materiais. Contudo, dentre os 21 respondentes, 19 apresentaram evidências e apenas oito relataram dificuldades orçamentárias
Ivan Santos , um ótimo jornalista , belo texto , parabéns amigo.