Ação faz parte da agenda do Programa Escola Água Cidadã (Peac)

COMUNICAÇÃO DMAE

O teatro de fantoches da “Turminha do Cerrado” é uma das ações de educação ambiental mais importantes do Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Através dele, os monitores do Programa vão até escolas municipais e estaduais de Uberlândia para apresentar a conscientização ambiental para crianças de maneiro lúdica e educativa.
Para o coordenador do Núcleo de Projetos em Educação Ambiental, Cláudio Rocha, o teatro da “Turminha do Cerrado” é fundamental, porque ensina a destinar o lixo de forma correta e mostra o que acontece com os animais quando a natureza é afetada por ações humanas. “Tudo isso é passado de uma forma bem didática para as crianças conseguirem entender tudo independente da faixa etária em que estejam”, comenta o coordenador.
Durante esta semana, as escolas municipais Amanda Carneiro, Grande Otelo, Shopping Park e Hipólita Erenze recebem o teatro de fantoche da “Turminha do Cerrado”. Além disso, o Peac realiza outras atividades ao longo da semana. Confira as atrações.

Fazendinha Águas Vivas
Na sexta-feira (01), a Escola Municipal de Educação Infantil Shopping Park vai visitar a Fazendinha Águas Vivas para conhecer como funciona o trabalho rural, materiais e instrumentos utilizados no campo, além de conhecer alguns animais.

ETA Capim Branco

A visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco também faz parte das atividades do Peac. Lá, alunos de Uberlândia conhecem como funciona o tratamento de água em uma das maiores obras de saneamento do país. Durante a semana, a Escola Municipal Freitas Azevedo e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vão visitar a estação.
Palestras de Educação Ambiental
Por fim, as palestras são outras maneiras de promover a conscientização ambiental para a população uberlandense. Nesta semana, o Peac vai realizar as palestras “História do Saneamento” na Escola Municipal Leandro José de Oliveira, “Caminhos da Água” na Escola Municipal Professor Valdemar Firmino e “Uso e Crise” na Escola Estadual Joaquim Saraiva.
Agendamento
O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água. Foi regulamentado em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou as atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br