Fotos: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Unidade que fica no bairro Carlos Prates terá capacidade para atender mais de 2,5 mil pessoas por dia
O Governo de Minas vai inaugurar, em agosto deste ano, a nova sede da Farmácia de Minas, em Belo. Horizonte. O novo espaço, em localização estratégica, conta com mais de 4,8 mil metros quadrados e espera atender cerca de 2,5 mil pessoas por dia.

Nesta terça-feira (28/6), o governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, visitaram as obras das novas instalações na capital, localizada na avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.777, no bairro Carlos Prates.

“Estou imensamente satisfeito por fazer a vistoria neste prédio que, em aproximadamente 50 dias, estará atendendo os mineiros. Atualmente, a Farmácia de Minas está em um espaço insuficiente e aqui estamos vendo uma área que é quase três vezes maior que a unidade da avenida Contorno. São cerca de 4,8 mil metros quadrados, um local que vai proporcionar melhor atendimento para aqueles que vierem aqui buscar medicamentos”, disse o governador Romeu Zema.

Com o objetivo de melhorar a estrutura e a recepção dos usuários da Farmácia de Minas, em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) programou a mudança da unidade para o bairro Carlos Prates. O novo espaço será inaugurado no dia 22/8. Atualmente, a Farmácia funciona na Avenida do Contorno, nº 8.495, e os atendimentos à população seguem normalmente neste local até o dia 12 de agosto de 2022.

A nova sede vai facilitar o acesso aos usuários, além de garantir uma estrutura adequada para o acolhimento. A instalação de 2.258,29 metros quadrados conta com 120 cadeiras de espera, 74 guichês, sendo oito de triagem e 66 de atendimento, além de três salas para a assistência farmacêutica. O serviço tem capacidade para atender, diariamente, mais de 2,5 mil pessoas, no horário das 7h às 19h.

“Queremos que o cidadão faça a marcação, venha aqui e seja atendido em poucos minutos. O cidadão merece dignidade e não ter que enfrentar filas. Estamos melhorando o espaço físico, aumentando a quantidade de funcionários e os processos. Serão 300 funcionários. Queremos algo que seja referência e dê dignidade aos mineiros”, explicou o governador.

Distribuição de medicamentos

Em 2018, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte atendia em média 1.800 pessoas diariamente e distribuiu mais de 20 milhões de unidades de medicamentos no ano. Já em 2022, de janeiro até maio, o número foi para cerca de 2.500 pessoas atendidas diariamente. Este ano, mais de 14,5 milhões de unidades de medicamentos foram entregues, até o mês de maio.

O governador destacou também que o número de medicamentos fornecidos pelo estado tem aumentado. “Além disso, temos de lembrar que, ano a ano, no nosso governo, a quantidade de medicamentos distribuídos vem subindo. Em 2018, foram 20 milhões de medicamentos. Neste ano, de acordo com as projeções, serão 36 milhões de medicamentos, quase o dobro. Isso só é possível porque estamos em dia com os laboratórios e a nossa secretaria de Saúde tem ampliado o número de medicamentos disponíveis, evitando a judicialização e considerando, principalmente, a dignidade e a saúde do cidadão”, afirmou.

Doenças raras e crônicas

De janeiro até maio a Farmácia de Minas recebeu a demanda de 15.856 solicitações de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que são utilizados no tratamento de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado. Neste mesmo período foram distribuídas 14.637.207 unidades de medicamentos do CEAF, o que correspondeu a um investimento na saúde da população mineira de R$ 73.328.427,27.

Além da nova farmácia, o Governo de Minas tem investido em outras ações para melhorar a prestação de serviço, como explica o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. “Essa nova unidade da Farmácia é importante para dar mais conforto ao cidadão e aos trabalhadores. Temos ainda adaptações de sistema que vão diminuir e acabar com essa fila de espera. Além disso, estamos descentralizando a farmácia. Dos 39 municípios da região metropolitana, 20 já receberam recursos do estado e vão criar sua própria farmácia para que as pessoas não precisem vir até aqui buscar medicamentos. Portanto, são várias ações. Mais de 500 municípios já aderiram a essa descentralização”, informou.

Unidade Integrada de Saúde

A nova Farmácia de Minas fará parte da Unidade Integrada de Saúde, que vai abrigar também a Rede de Frio, instalação responsável pela armazenagem e distribuição de vacinas e insumos para a capital e municípios da Região Metropolitana, a Farmácia Judicial e o Almoxarifado da Superintendência Regional de Saúde de BH.

“Com a mudança, a Farmácia terá uma estrutura completamente nova e passará a funcionar em um local estratégico, próxima à estação do metrô Carlos Prates, facilitando o acesso ao cidadão”, explica Patrícia Oliveira, coordenadora da unidade. Ainda segundo ela, a instalação da Unidade Integrada de Saúde busca otimizar a gestão administrativa dos serviços.

Período de fechamento da Farmácia

Devido à mudança, a Farmácia de Minas de Belo Horizonte estará fechada para atendimento ao público entre os dias 15 e 19/8. Durante esses dias, será feita a transferência de equipamentos, documentos e medicamentos para o novo local de atendimento.

De acordo com Patrícia Oliveira, para evitar que os usuários fiquem desassistidos durante os dias em que não haverá atendimento ao público, a SES-MG já organizou um cronograma de entrega dos medicamentos.

“Por se tratar de um atendimento ambulatorial pré-agendado, com o intuito de não gerar prejuízos aos usuários, as entregas dos medicamentos têm sido realizadas em quantidade suficiente para os pacientes realizarem seu tratamento até o seu próximo agendamento, levando em consideração o período de interrupção ao atendimento. Para a semana do dia 15 a 19/8, não serão agendados pacientes e reforçamos que os usuários da Farmácia de Minas são orientados e devem comparecer à unidade no dia e horário agendados em seu último atendimento, para a retirada de seus medicamentos”, esclarece a coordenadora.

Farmácia Judicial

A Farmácia Judicial, atualmente localizada à Rua dos Otoni, 633, também passará a funcionar no novo endereço. Durante o período da mudança, que ainda será definido, o serviço será interrompido para atendimento ao público e, assim como a Farmácia de Minas, a unidade judicial está se organizando para garantir o atendimento aos seus cerca de 1.500 usuários sem prejuízo durante o período da mudança, com ajustes na agenda de atendimentos e quantitativo dispensado.

Os usuários podem consultar a disponibilidade do medicamento pelo aplicativo MGApp e pelo site do portal do cidadão: cidadao.mg.gov.br.