Gov. MG

Invest BH vai acelerar negócios, atrair investimentos e gerar emprego e renda para a população da capital e região metropolitana
O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (22/6), do lançamento da Agência Invest BH, iniciativa de captação de recursos do terceiro setor que visa promover a atração de investimentos e negócios para a capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Inspirado no sucesso da Invest Minas na atração de negócios para o estado, o Invest BH atuará como agência privada de promoção de investimentos tendo em vista potencializar Belo Horizonte e região como vetor de desenvolvimento para Minas Gerais, com foco nos setores de comércio e serviços, turismo, eventos, tecnologia, economia digital e áreas ligadas à saúde.

O governador Romeu Zema, durante pronunciamento, destacou a necessidade de BH ter uma agência de desenvolvimento e elencou os motivos para que a capital mineira receba a Invest BH.

“Faz todo sentido termos uma agência semelhante ao Invest Minas para tratar única e exclusivamente de Belo Horizonte porque estamos falando de uma cidade que foge à regra do estado. Qual outra cidade tem a mesma população? Qual outra cidade está conectada ao exterior com voos regulares? Qual outra cidade tem infraestrutura de eventos tão grande? Tenho convicção de que, em breve, o Invest BH vai tomar corpo e vai crescer para toda a região metropolitana que tem situações semelhantes”, disse.

O projeto é fruto de parceria entre o Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Invest Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e TSX Invest, empresa especializada em criação de agências que atuam na atração e na promoção de investimento para o desenvolvimento de municípios e regiões.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a expertise que o Governo de Minas possui na atração de investimentos e na aceleração de negócios em Minas vai contribuir para o sucesso da nova agência.

“Temos um estado que conseguiu sair de uma média de R$ 11,8 bilhões por ano para R$ 236 bilhões de investimento em três anos e meio. Neste período, temos o acúmulo de diversas boas práticas e de conhecimento que vamos ajudar a CDL a aplicar, fazendo de BH um grande vetor de acolhimento de investimento”, destacou.

Atuação

A Invest BH atuará na consultoria de negócios, mapeamento de oportunidades de investimento, facilitação de investimento, promoção de território, defesa da causa e inovação.

A iniciativa focará na diversificação produtiva do ambiente de negócios de Belo Horizonte, no aumento do volume de investimentos no município e consequente geração de empregos, arrecadação e desenvolvimento tecnológico.

“A agência terá sua atenção voltada para os setores que compõem a base de nossa economia: comércio e serviços, turismo de negócios, saúde e inovação. Somos a segunda cidade do país com o maior número de startups. 9,5% do total nacional estão em nossa cidade. Possuímos um forte ecossistema de inovação e esse cenário precisa ser impulsionado a gerar emprego e renda”, destacou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.investbelohorizonte.com.br.

Fotos: Dirceu Aurélio / Imprensa