Universidade Federal de Uberlândia conquista vaga inédita no ‘QS World University’

Ascom/UFU

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fez sua estreia na lista do QS World University Rankings, na edição de 2023. A relação das melhores universidades do mundo saiu na quarta-feira da semana passada (08/06), incluindo a UFU entre as 35 instituições brasileiras ranqueadas. Dentre os indicadores, os de maior destaque da universidade foram a rede de pesquisa internacional (44,7 pontos) e a proporção de alunos internacionais e de professores internacionais (12,8 pontos).
De acordo com o QS World University Rankings 2023, dentre as 2.462 universidades analisadas, a UFU está presente na faixa 1201-1400. Em se tratando do ranking nacional, a universidade aparece na 27ª colocação. Já em âmbito estadual, a instituição do Triângulo Mineiro está no pódio, ocupando o terceiro lugar. As duas primeiras posições mineiras ficam, respectivamente, com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Segundo o presidente da Comissão para Acompanhamento de Lançamento de Dados Institucionais da UFU em Ranking Universitários, professor Waldenor Barros Moraes Filho, o resultado não é fruto do acaso. Muito pelo contrário. “A comissão tem trabalhado desde 2018, estudando a metodologia do QS Rankings, que inclui uma pesquisa de reputação mundial. Esse indicador conta com a contribuição de empregadores e de servidores das comunidades interna e externa da UFU no reconhecimento da reputação da universidade”, aponta Moraes Filho, que também ocupa o cargo de diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU.

Como funciona
O QS World University Rankings é um ranking internacional que busca avaliar as instituições de ensino superior ao redor do mundo, de acordo com alguns indicadores. Para essa última lista divulgada, foram analisadas 2.462 universidades pelo mundo, dentre as quais 1.422 foram classificadas – sendo 35 delas brasileiras, 12 a mais que o número da edição anterior. Os critérios utilizados para a avaliação foram:
1. Reputação acadêmica, responsável por 40% da pontuação total e por avaliar a qualidade de ensino e de pesquisa da instituição;
2. Reputação dos empregadores, que busca analisar como as universidades preparam seus estudantes para o mercado de trabalho;
3. Proporção entre alunos e professores, que indica a capacidade da instituição oferecer ensino com suporte adequado aos estudantes;
4. Quantidade de citações, cuja métrica mensura a qualidade da pesquisa pelo número de citações por docente, considerando o período de cinco anos;
5. Proporção de alunos internacionais e proporção de professores internacionais, que indica o grau de inserção internacional ao atrair estudantes e pesquisadores de diversos países do mundo.
De acordo com o QS World University Rankings 2023, as três melhores universidades do mundo são, pela ordem: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos), a Universidade de Cambridge (Inglaterra) e a Universidade de Stanford (Estados Unidos). Já as brasileiras mais bem ranqueadas são, respectivamente: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).