Entrega da documentação correta agiliza na liberação dos remédiosFoto: Lilian Cunha

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Para que os pacientes tenham acesso aos medicamentos que são entregues pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Farmácia de Minas, é preciso entregar a documentação completa, que será avaliada por uma equipe técnica. Após o deferimento, o paciente pode retirar a medicação conforme as diretrizes terapêuticas do tratamento.

O maior volume dos medicamentos fornecidos pela Farmácia de Minas é do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) que servem para o tratamento de doenças como artrite reumatoide, Alzheimer, doença pulmonar obstrutiva crônica, Parkinson, e outras doenças raras. Em Uberlândia, a unidade regional funciona na Avenida Belo Horizonte, 1084, e atende não apenas a população local, como também de outros dezessete municípios da região. Em 2021 foram protocolados mais de 6,5 mil requerimentos para retirada de medicamentos.

O acolhimento aos pacientes tanto para o repasse das informações, quanto para o recebimento da documentação, é feito de segunda a sexta-feira das 08 às 12 horas. A coordenadora da assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, Sueli Pereira Borges, ensina como buscar as informações para fazer o pedido das medicações. “O paciente deve entrar no site saude.mg.gov.br, clicar no link Cidadão (menu superior do site) e em seguida clicar em Obter Medicamentos. A página aberta apresenta todas as informações para a obtenção dos medicamentos”. A coordenadora pontuou também sobre a documentação específica. “O mais importante é clicar em check list para o seu tratamento específico. Ao clicar, você tem, em ordem alfabética, a listagem de toda a patologia que nós atendemos com o medicamento”, concluiu.

Borges reforça que a Farmácia de Minas atende pacientes tanto da rede pública quanto da rede privada, e a documentação adequada é fundamental para a liberação da medicação. “Essa documentação do check list deve ser preenchida corretamente pelo médico e pelo paciente, para que não haja devolutivas. Cada vez que se devolve em razão da falta de um documento, uma assinatura, ou preenchimento de um campo, vai atrasar mais este momento de entrega do medicamento”.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentosceaf