Ivan Santos – Jornalista

Estamos a quatro meses do dia da primeira votação para presidente da República. Não é muito tempo, mas a caminhada até esse dia promete ser tumultuada. O capitão Mito que preside a República é candidato a continuar no cargo por mais quatro anos. Até agora o Mito não falou de programa para a Saúde, Educação nem Segurança. O ilustre Mito manifesta o desejo de continuar no Governo para combater esquerdistas e comunistas imaginários que, supostamente, ameaçam a paz das lideranças identificadas como homens e mulheres de bem.
Os outros habitantes do Estado Nacional são vistos pelo Mito como “inimigos da nova política”. Política esta que tem apoio do Centrão – um grupo de parlamentares oportunistas que já apoiou Sarney, Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer. Gente que tem experiência política pra dar e vender apoio sem medo de ser feliz.
Nas ruas as pesquisas veiculadas por institutos que investigação de opinião pública agitam alguns setores da sociedade. Um exemplo foi a do Instituto Datafolha divulgada na última quinta feita, que indicou Lula bem à frente do Mito. Os pré-candidatos da oposição comemoraram e os torcedores do Mito classificaram-na como fantasia mentirosa.
É bom que os cidadãos e cidadãs da sociedade independente entendam que pesquisas eleitorais, antes do período determinado pela Justiça para a propaganda eleitoral – 16 de agosto – são sondagens de campo que servem para animar torcedores dos candidatos e operadores campanhas. Servem também para que os líderes dos partidos possam acertar coligações e formar pactos com base em informações dos institutos.
As pesquisas informam indicadores que sevem para orientar estratégias de marketing nas campanhas: o número de eleitores indecisos e o nível de rejeição de cada pré-candidato, por exemplo, são dados importante para orientar a propaganda eleitoral.
O clima sucessório começa a esquentar. Outras pesquisas reais e falsas vão circular de hoje para a frene. É bom que todos estejamos preparados para lidar com mentiras fantásticas, com joio e trigo. Separar o falso do verdadeiro vai ser tarefa de paciência para quem não quiser se deixar enganar. A verdadeira pesquisa será feita no dia 2 de outubro. Essa vai ser pra valer. E pode ter outra, final, no dia 30 de outubro. Quem a maioria do povo escolher tomará posse como presidente da República no dia 1º de janeiro de 2023 sem blá-bláa-blá nem mi-mi-mi.