José C Martelli*

m certa ocasião, uma família britânica foi passar as férias na Alemanha. No decorrer de um passeio os membros da referida família repararam numa pequena casa de campo que lhes pareceu boa para passarem as férias de verão. Conversaram com o proprietário, um pastor protestante, e pediram que lhes mostrasse a casa. A residência agradou muito aos visitantes ingleses que combinaram ficar com ela para o verão vindouro.
Regressados à Inglaterra, discutiram muito sobre a planta da casa, quando de repente, a senhora lembrou-se de não ter visto o “WC”. Confirmando o senso prático dos inglese, escreveram ao pastor para obter tal pormenor. A carta foi assim redigida: –
“Gentil Pastor:- Sou membro da família que há pouco tempo o visitou com o fim de alugar sua propriedade no próximo verão, mas como esquecemos de um detalhe muito importante, agradeceríamos se nos informasse onde se encontra o “WC”.”
O Pastor alemão, não compreendendo o sentido da abreviatura – “WC” – e julgando tratar-se da Capela da Seita Inglesas “White Chapel”, assim respondeu:
“Gentil Senhora:- Recebi sua carta e tenho o prazer de comunicar-lhe que o local a que se refere fica a 12 km da casa. Isto é muito cômodo, sobretudo se se tem o hábito de ir lá frequentemente. Nesse caso, é preferível levar comida para ficar lá o dia todo. Alguns vão a pé, outros de bicicleta. Há lugar pra 400 pessoas sentadas e 100 em pé. O ar é condicionado para evitar inconvenientes comuns em aglomerações. Os assentos são de veludo (recomenda-se chegar cedo para arrumar lugar sentado). As crianças permanecem ao lado dos adultos e todos cantam em coro.
Na entrada é fornecida uma folha de papel a cada pessoa, mas se alguém chegar depois da distribuição, pode usar a folha do vizinho. Tal folha deve ser restituída à saída, para ser usada durante todo o mês. Tudo que se recolhe é para as crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram flagrantes para os jornais da cidade, de modo que todos possam ver seus semelhantes, cumprindo um dever tão humano”.