Atual administração adotou ações de prevenção e não mediu esforços para conter grave situação da pandemia; imunização também foi prioridade na linha de trabalho

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

O surgimento da pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a saúde pública no Brasil. Ao enfrentar um vírus desconhecido, o sentimento era de incertezas em relação à condução da doença. Em meio às transformações e ao agravamento da situação em 2021, a Prefeitura de Uberlândia seguiu reforçando o compromisso com a população em garantir leitos, cuidados intensivos e a aplicação da vacina contra a Covid-19.

“O ano de 2021 foi de muitas provações para nós, pois tivemos que lidar com uma nova onda de casos da Covid-19 e garantir que as doses da vacina chegassem a todos o mais rápido possível. Nossa população não podia ficar desassistida e, mais uma vez, fizemos o que estava ao nosso alcance para garantir atendimento, principalmente leitos de internação, conter o vírus na fase mais crítica e avançar com a proteção de todos nos pontos de vacinação. Foram dias difíceis, mas fizemos de tudo para dar o melhor ao novo povo”.

Vacinação contra a Covid-19

Mesmo com a apreensão da pandemia, 2021 começou com uma esperança: o anúncio do Plano de Vacinação contra a Covid-19. A fim de garantir a imunização de todos, o município criou o cadastro para receber as doses, além de várias ferramentas, como o Vacinômetro, para que a população acompanhasse o andamento da vacinação. No dia 19 de janeiro, com um plano de vacinação já definido, a Prefeitura de Uberlândia aplicou a primeira dose do imunizante. Aos 55 anos de idade, a enfermeira Marceli Fernandes de Oliveira foi a primeira pessoa na cidade a ser imunizada contra a Covid-19.

Foto: Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação

Desde então, a Prefeitura de Uberlândia não parou mais. Com o envio de novas doses pelo Governo Estadual, as equipes de imunização estavam de prontidão para levar a vacina à população. Além da estrutura de vacina no sistema drive-thru e as visitas em domicílio e nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) para melhor atender os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, a Prefeitura disponibilizou a imunização nas dependências do Uberlândia Tênis Clube (UTC), da Arena Sabiazinho e do Centro Municipal de Cultura.

Toda a estrutura e logística montada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Imunização e das equipes da Atenção Primária, proporcionou a imunização completa de 550 mil pessoas após 11 meses da primeira dose aplicada na cidade. Isso representa em torno de 90% da população acima de 12 anos. Em relação às pessoas com ao menos uma dose, o quantitativo é de 99,5%.

Investimento e medidas de prevenção

Para que a população continuasse sendo assistida no momento mais grave da pandemia, a Prefeitura, que já havia disponibilizando ainda em 2020 dois novos locais de atendimento exclusivos para a Covid-19, ativou novos leitos de UTI nas duas unidades do Hospital Municipal e outros de enfermaria no Centro de Internação Municipal. Além disso, atuou diretamente na prevenção e contenção de novos casos com medidas de restrições estabelecidas pelo Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

A atual gestão também investiu em melhorias nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI), como troca emergencial dos geradores e ampliação dos tanques de oxigênio, e em outras tecnologias de atendimento, a exemplo dos capacetes de respiração Elmo.

Para continuar proporcionando cuidados com qualidade após a alta hospitalar, a Prefeitura também inaugurou o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento exclusivo para pacientes que estavam internados e precisam cuidados contínuos. “A Covid-19 é uma doença que trouxe inúmeros desafios para nós, entre eles está a recuperação do paciente após a alta hospitalar. Muitos precisam de cuidados específicos ao sair da unidade, portanto, para garantir que ele continue o acompanhamento, inauguramos o Centro Vida, um local exclusivo do Município, com uma equipe multidisciplinar e pronta para acolher estes pacientes”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Trabalho constante

Paralelamente às ações de combate à Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia continuou com o trabalho e o compromisso de levar a melhor saúde pública à comunidade. Entre as atuações da administração do prefeito Odelmo Leão destacam-se, ainda:

– Inauguração do Centro de Internação Pediátrico, com são 30 leitos para atender crianças de até 12 anos.
– Novos televisores nas UAIs para indicar sequência de atendimento dos pacientes.
– Início do serviço de transplante de rins e fígado em parceria com o Hospital UMC, que amplia o serviço de captação e transplantação de órgãos na cidade.
– Entrega de 14 novas ambulâncias à frota da Central de Ambulâncias da rede municipal, ampliando o atendimento à comunidade.
– Inauguração das UBSF Shopping Park e UBS do Bairro Brasil.
– Inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas.
– Retomada e reformulação do programa Consultório na Rua. Projeto atende em média 15 pessoas por dia e realiza trabalho de aproximação e mapeamento das pessoas que precisam de cuidados.
– Credenciamento do Hospital Municipal como referência na atenção à gestação de alto risco.
– Transformação do Centro de Internação em unidade clínica para pacientes com outras doenças.
– Início da desapropriação do antigo prédio do Hospital Santa Catarina, hoje Anexo do Hospital Municipal