Período de inscrições está aberto e prossegue até o dia 14 de fevereiro

Ascom/UFU

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) realiza, por meio da Divisão de Fomento à Cultura da Diretoria de Cultura (Difoc/Dicult), o lançamento do edital do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché 2022, que contemplará atividades propostas por discentes, docentes e técnicos da comunidade acadêmica da UFU.

Sobre o edital 2022
O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché tem por finalidade atuar como instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças étnico-raciais e na promoção da Cultura e História afro-brasileiras.
Sendo assim, o edital busca fomentar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais, em formato remoto, que promovam o fortalecimento e a difusão da cultura negra, integrando ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável, expandindo a atuação da universidade pública à comunidade externa por meio de medidas de fortalecimento da cidadania.
Neste ano, será destinado à realização das ações contempladas o valor total de R$ 54 mil. Todas as propostas poderão ser inscritas com ações de até R$ 6 mil, em uma das seguintes categorias:
• Categoria I – cursos, oficinas, pesquisas das quais resultem um produto cultural final e atividades similares – em formato remoto;
• Categoria II – debates, palestras, conferências, rodas de conversa e atividades congêneres – em formato remoto;
• Categoria III – difusão em arte e cultura negra – em formato remoto (exposições, saraus, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos,
• performances, apresentações culturais, dentre outros).
É importante ressaltar que toda a execução das propostas contempladas pelo edital do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché deverá ocorrer de formainteiramente remota, com exibição on-line das ações e livre acesso a partir de dispositivos móveis e computadores conectados à internet. Porém, futuramente asações poderão ocorrer em formato presencial, desde que, durante o processo de execução, as normativas vigentes assim permitirem, tendo em vista os efeitos dapandemia da covid-19.
Estudantes, de graduação e pós-graduação, e servidores de qualquer um dos campi da UFU – localizados nos municípios mineiros de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia – podem participar do edital.

>>> Inscrições
• Período: 14/01/2022 a 14/02/2022;
• Como se inscrever: via formulário on-line.

>>> Outras informações
• Link do edital;
• Resultado Preliminar: 04/03/2022;
• Interposição de recurso: 07 e 08/03/2022;
• Resultado final do edital: 10/03/2022.

Para mais informações ou envio de dúvidas sobre o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, basta entrar em contato com a equipe da Dicult, via e-mail: difoc@proex.ufu.br