Levaremos anos para entender o que está acontecendo no Brasil com a Pandemia

Deyse Ventura*

“Senhoras e senhores, nós levaremos anos para mensurar o que está acontecendo por esses dias no Brasil. É a destruição de todos os fundamentos da saúde pública, diante da indiferença generalizada dos brasileiros, com raras e honrosas exceções.

Os olhos de todas as forças políticas estão voltados para eleições presidenciais, como se a propagação vertiginosa de variantes virais fosse passível de reversão, e se as ideias e práticas que sustentam este descalabro também pudessem ser revertidas em uma eleição. Não podem.

Atravessam classes sociais. Destroem em meses o que se construiu em décadas. Transformam saúde pública em combustível eleitoral, carne de canhão para propaganda. Mais de meio milhão perderam a vida em vão, essa é a verdade. E virão outros milhares, inclusive crianças.

Brasil segue flamejante em direção ao seu passado de indicadores de saúde deploráveis, de obscurantismo nas práticas de saúde, uma republiqueta que nem o adjetivo bananeira merece. Porque morre um empregado, tem outro na fila pelo emprego, não é mesmo? Isso inclui a classe média.

Eu falo de crime continuado em relação ao governo federal. Mas a responsabilidade deste não exclui a dos demais. Autoridades, empresas, atores omissos ou cúmplices, é muita gente. É gente demais. A vida ordinária dos genocidas, como bem disse Richard Rechtman.

Tanta gente se vendeu e segue se vendendo por tão pouco, sem absolutamente nenhuma visão de futuro ou coletiva. Lenta ou súbita, somos um país em que se promove e cultua a morte sem desassossegos grandes”.

*Deisy de Freitas Lima Ventura nasceu no dia 2 de setembro de 1967 em Santa Maria, RS. É professora titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) onde coordena o Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade,[1] e leciona igualmente no Programa de Pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da mesma universidade. É graduada em Direito e mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre em Direito Europeu e Doutora em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbone. É autora de 15 livros sobre temas internacionais e de educação jurídica. Atualmente é uma das coordenadoras do projeto “Direitos na Pandemia”, do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (CEPEDISA)[2] da Faculdade de Saúde Pública da USP, que elaborou a “Linha do Tempo da Estratégia de Disseminação da Covid-19″[3] cuja atualização foi requerida pela CPI da Pandemia.