Ivan Santos – Jornalista
Já faz um bom tempo que leio observações de analistas do mercado de informações no Brasil que afirmam que o jornal impresso caminha para se transformar em exemplar de museu.
Os leitores de jornais neste País onde vivemos vivem um momento histórico com mudanças radicais no processo de comunicação de ocorrências de interesse público e de ideias.
As agências de serviços que acompanham a circulações dos principais jornais publicados no Brasil já avisaram os leitores que cresce de um dia para outro a redução no número de vendas de jornais nas principais cidades do Brasil. Houve queda de 33% na circulação de jornais impressos de 2019 a 2020. A cada dia que passa mais leitores migram para a fantasia criada por informações falsas veiculadas por redes sociais.
Nos EUA e na Europa, segundo informações de respeitados institutos de pesquisas mercadológicas, nos últimos dois anos houve um aumento 12% no número de leitores de jornais.
Há poucos dias o jornal “Agora São Paulo”, publicação do Grupo Folha, encerrou a publicação. Os anunciantes procuram novas mídias e muitos seguem numa longa avaliação do mercado em transformação depois que começou a Pandemia.
A comunicação de massa está em transformação no Brasil. A cada dia que passa mais pessoas migram para as redes sociais onde são abastecidas com intensa desinformação. Pessoalmente não sei onde este festival macabro de fakes News vai levar a população brasileira que abandona os meios sérios de informações.