Marília Alves Cunha*

“Uma coisa é responsabilizar pessoas, outra coisa é cortar sua língua.” (Gabeira)

Parece que não! Temos notícia que continua a fazer vítimas em vários países, inclusive com o aparecimento de uma variante (Ômicron) que, de acordo com a OMS, representa risco elevado para o mundo todo. A Europa já sente os seus efeitos, apesar do alto índice de vacinação. Então, o melhor é prevenir, tomar alguns cuidados, sem histeria coletiva, sem tranca tudo, com racionalidade e sensatez. É o melhor remédio.

Mas no Brasil, onde governadores e prefeitos fizeram a festa do autoritarismo, gentilmente engendrada pelo STF que deu a todos o poder de agir “ad arbitrium” (menos o presidente da república), parece que as festanças estão acima de qualquer suspeita e, certamente, não são as comemorações preferidas do vírus cabuloso. Aquelas pessoas que se juntaram ao coro do “fica em casa”, “a vida é o mais importante”, “a economia a gente vê depois”, “genocida” e outros impropérios, são agora os animadores das festas preparatórias do fim de ano e carnaval. Não sei como se dispõem a falar em carnaval, festa de alta temperatura e ânimos acelerados, numa situação de pandemia que ainda nos persegue.

No Rio de Janeiro, cidade maravilhosa e sempre mal governada, o Sr. prefeito que mandou fechar tudo, proibir tudo e prender pessoas “negacionistas”, foi pego em flagrante numa festa de arromba, regada a bebida, falta de máscara e aglomeração, dançando animado e gritando a toda voz mais ou menos isto: vamos arrebentar com esta p…. toda! Dizem que na entrada do local onde se realizava o evento estavam sendo apregoados e vendidos os “passaportes vacinais” por um bom preço. Só no Brasil mesmo! E anda dizendo por aí que, qualquer que seja a situação o RJ não tem condições de suspender o carnaval… Eu, heim?

Em São Paulo o governador Dória, super, ultra, mega ditador nas suas ordens que julgava serem contra a pandemia, foi flagrado também livre, leve e solto cantando e sambando com Claudia Leite (outra pregadora do fica em casa), sem máscara, numa festa que juntou milhares de pessoas. Bem, para aqueles que impuseram fortes medidas restritivas aos cidadãos, prendendo pessoas, constrangendo pessoas, proibindo tudo, fechando comércio e indústria, acabando com a economia e empregos, seria bom lembrar que nada está resolvido e que o demônio ainda anda á solta… Daniela Mercury e Ivete Sangalo também não estão dispostas a continuar o show de hipocrisia que simularam durante muito tempo e estão soltando as plumas… Em tempos de festas, o vírus que se lasque! Muitos daqueles que ostentaram falsas e politiqueiras virtudes estão agora aparecendo. Por exemplo, a Rede Globo, emissora que faz velório diário e atribui, deliberadamente, os efeitos da pandemia á pessoa errada é a mesma que vai vender camarotes e cobrir o carnaval para todo o Brasil. E já faz propaganda do grande evento.

A estas pessoas autoritárias que ao mesmo tempo em que tiram a liberdade das pessoas, esbanjam a sua, lembro um conceito que extraí do Aurélio: “HIPOCRISIA – afetação de uma virtude, de um sentimento louvável que não se tem; impostura, fingimento, simulação, falsidade”. Podemos passar por momentos difíceis, já sentimos o amargor de perceber que Deus não é brasileiro e não é cidadão de lugar nenhum do planeta. Sem neuroses, pânico, supressão total das liberdades, despotismo, podemos cuidar dos nossos problemas. Cuidado sempre é bom… Depois de quase dois anos de muita luta, dor e sacrifício, não é o momento ainda e nem se sabe quando será chegada a hora de depositar armas! Paciência! Fique em casa!

*Educadora e escritora – Uberlândia – MG