Ivan Santos – Jornalista

O ex-juiz Sérgio Moro, pediu matrícula no Partido Podemos e anunciou que é pré-candidato a presidente da República. É um candidato que se coloca em oposição à polarização entre Lula, da Esquerda e Bolsonaro, da Direita.
O agora político Sério Moro leva vantagem diante dos outros pré-candidatos da Terceira Via porque é um nome nacionalmente conhecido. Contra ele pesa a inexperiência politico-administrativa, a passagem turbulenta pelo governo do Capitão Mito Bolsonaro e acusações de ter sido parcial em julgamentos da Lava Jato, alguns até anulados elo STF.
Do ponto de vista político, Moro inscreveu-se num partido nanico que não tem representação nos mais de 5 mil municípios brasileiros, Embora o ex-juiz conte com um público expressivo que combate a corrupção e, teoricamente, poderá apoiá-lo, a eleição é nacional e os votos dos municípios são importantes. Por esta razão política, Moro precisa buscar alianças com partidos nacionais que possam apoiar-lhe a candidatura.
Desde que foi anunciado como pré-candidato, Sérgio Moro começou a se mexer e a conversar com lideranças políticas. Como ele não tem poder econômico, precisa ter, pelo menos, um Programa de governo para negociar apoio com outros partidos. Pelo menos até agora ninguém conhece o programa de governo defendido por Sergio Moro. Como Bolsonaro, ele promete combater a corrupção. Mas isto é pouco. Os brasileiros precisam saber qual é o plano dele para reaquecer a economia para gerar empregos e renda. Resta esperar. Sem apoio político a candidato do ex-juiz poderá se tornar inviável até junho do ano que vem.