Ivan Santos – Jornalista

Nesse momento, no Brasil, o clima social está tenso com desemprego alto (mais de 14 milhões sem ocupação e sem renda), mais de 25 milhões em atividades informais e 80 milhões de pessoas endividadas. Nesse ambiente a inflação subiu 1,16% no mês passado e marcou 10,25 em 12 meses. Neste cenário os salários continuaram congelados ou diminuíram para quem tem trabalho. A renda informal despencou.
No mercado os produtos da Cesta Básica comprada por pessoas de baixa renda subiram em média 40%. Esta explosão castiga 70% da população nacional acima de 16 anos que vive com renda de 1 a 3 salários mínimos. Esse contingente sofre mais com o preço do gás de cozinha e não pode comer carne toda semana. Este é o Brasil real que muita gente que comemora os lucros do agronegócio finge ignorar.
Essa massa que hoje se alimenta mal ou passa fome vai votar para presidente, governador, senador e deputado no primeiro domingo do mês de outubro do ano que vem. Esse contingente eleitoral, neste momento, está de boca calada e não posta vídeos nas redes sociais em defesa da direita ou da esquerda. O peso desses eleitores é grande e essa massa poderá decidir a eleição. É bom esperar para ver qual será o resultado final.