Ivan Santos – Jornalista
Os eleitores que votaram no Capitão Mito Bolsonaro em 2018, o autorizaram a implantar no brasil a economia de mercado defendida pelos políticos liberais e desmantelar as chamadas intervenções do governo na economia criadas pelos governos de tendência socialista.
Muitas pessoas se encantaram com o discurso liberal sem saber o que é economia de mercado. Os entendidos em economia ensinaram que a economia de mercado é um sistema noqual a economia é controlada por agentes econômicos da iniciativa privada. Nesse Sistema, as empresas privadas é que definem o próprio funcionamento e a estratégia financeira.
Com base nessa filosofia, após assumir o Ministério da Economia, o ministro Paulo Guedes desativou o armazenamento de cereais que o governo fazia todos os anos para controlar os preços de produtos básicos da alimentação no período da entressafra. Como as exportações de produtos agrícolas aumentaram, na entressafra o mercado aumentou os preços de arroz, feijão e produtos derivados de soja. O governo liberal deixa a flutuação de preços por conta do mercado.
Esta política de formulação de preços de mercadorias e serviços pelo mercado é uma das pedras angulares do sistema econômico liberal. O presidente Mito elegeu-se prometendo implantar essa modalidade no Brasil e está cumprindo com a promessa. No ano que vem a maioria dos eleitores do Brasil terá a oportunidade de confirmar o modelo atual ou escolher outra proposta de formular a política econômica nacional. Fiquem atentos às propostas dos candidatos.