Ivan Santos – Jornalista

A Internet de Quinta Geração (5G) deverá começar a ser implantada no com força e rapidez a partir do início do ano que vem. Vai ser uma revolução pra valer. O governo, no ano da eleição nacional, terá que enfrentar um problema real na economia: as indústrias de médio e pequeno porte vão precisar de financiamento e apoio para comprar equipamentos para produção mecânica (4.0). Será preciso modernizar o processo de produção para poderem competir em casa e no exterior.
A automatização dos processos de produção industrial é um mecanismo vital para que as fábricas que sobreviverem depois da Pandemia possam produzir bens de consumo com melhor qualidade e menor preço. A indústria que continuar a produzir pelo velho sistema e submetida a uma carga tributária irrealista estará fora do mercado. Este alerta já foi feito várias vezes por economistas e administradores com visão realista do mercado atual.
O Governo brasileiro perdeu três anos e meio de mandato do atual presidente e não fez uma reforma tributária para adequar o Brasil à nova realidade mundial. O Governo também não cuidou de reduzir o tão comentado e criticado “Custo Brasil”. O cenário da economia nacional atual indica uma possível desindustrialização pós Pandemia. Essa hipótese transformaria o Brasil em simples exportador de commodities (produtos primários) e importador de tudo, até carretéis de linha de costura e de brinquedos de plástico pra crianças.
O Governo precisa decidir se quer que que o Brasil seja um país industrializado ou um simples exportador de produtos primários. Esta decisão é urgente. O problema já chegou. A iniciativa privada não pode enfrentar sozinha a transformação industrial. O Governo precisa orientar e ajudar.