Ivan Santos – Jornalista
Mais uma pesquisa de intenções de votos a pouco mais de um ano das eleições está na praça e sinaliza polarização entre os pré-candidatos Lula, ex-presidente e Bolsonaro, atual presidente. A recente pesquisa é do IPEC e se assemelha à do Instituto Datafolha. De acordo com as informações já reveladas a Terceira Via ainda não mostrou a cara nem força.
Quem acompanha eleições no Brasil sabe que pesquisa antes das eleições não retrata a vontade real do eleitorado e serve apenas como indicativo para os partidos construírem estratégias, coligações e acordos antes das campanhas eleitorais. Por exemplo: dois partidos da base que apoia hoje o governo – DEM e PSL – estão em fase final de um acerto para se fundirem em uma nova legenda. Como o Senado enterrou o projeto que permitia o retorno às coligações para eleger deputados e vereadores, os partidos pequenos só sobreviverão se procurarem se fundir com legendas maiores. Está aberto o tempo de fusões. E só esperar pra ver o que vai acontecer.
Nesta semana uma surpresa para muita gente foi a divulgação da uma pesquisa do Instituto IPEC que indicou: Lula PT) tem 49% das intenções de voto na corrida presidencial de 2022, contra 23% de Jair Bolsonaro (sem partido), atual ocupante do cargo.
Para quem não sabe, o IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) é o instituto que substitui o antigo IBOPE INTELIGÊNCIA e é comandado pela ex-diretora executiva Márcia Cavalari, com vasta experiência em pesquisas eleitorais. O Ibope Inteligência encerrou suas atividades em janeiro deste ano.
As pesquisas retratam um cenário do momento. Como política muda como nuvem, ninguém sabe o que vai ocorrer de hoje até amanhã. Hoje o governo cuida de aprovar um programa de auxílio às famílias desprotegidas. Algo como uma Bolsa Família turbinada. E o Congresso se prepara para aprovar o orçamento do Governo para o ano que vem. A pandemia poderá diminuir ou persistir. O cenário pré-eleitoral está polarizado entre Lula e o Capitão. Ainda não apareceu um candidato viável na terceira via. Muita água vai correr por baixo da ponte até outubro de 2022. É melhor esperar com paciência para ver que bicho vai dar.