Ivan Santos – Jornalista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virtual candidato do PT a presidente da República, disse hoje a um grupo de aliados que se conquistar o mandato de presidente em outubro do ano que vem, após a posse em primeiro de janeiro de 2023 nomeará um político para comandar a economia do Brasil.
A declaração de Lula não surpreendeu quem acompanha o processo político nacional. NO passado, depois de ouvir muitas reclamações contra ministros da Fazenda técnicos o presidente Juscelino Kubitschek decidiu nomear um político para o cargo. Chamou e nomeou o deputado mineiro José Maria Alkmin.
Após assumir o cargo, Alkmin abriu as portas do ministério para os prefeitos e políticos aliados e começou a assinar decretos de liberações de verbas para obras e serviços em centenas de municípios eleitoralmente estratégicos. Os técnicos que orientavam o presidente advertiram: “Esse ministro vai criar dificuldades para o cumprimento do orçamento”.
O presidente Juscelino mandou um emissário falar com o ministro. O político Alkmin recebeu o recado e respondeu: “Eu não sou um técnico que administra as finanças com o fígado. Eu sou um político que libero dinheiro para fortalecer nossas bases eleitorais para nós ganharmos a próxima eleição”.
Advertido de que a liberação de dinheiro sem controle iria criar desequilíbrio no cumprimento do Orçamento, Alkmin, político mineiro dos mais sagazes, explicou sem rodeio: “ Diga ao presidente que não se preocupe; eu libero dinheiro para obras, mas não pago. Os prefeitos e governadores querem é tirar foto com o ministro e ver a publicação do crédito no Diário Oficial. Liberar o dinheiro eu libero, mas só mando pagar se Deus permitir”.