Classificação geral será divulgada no dia 19 de novembro, a partir das 16h

Devido à pandemia de covid-19 os candidatos tiveram que seguir diversas normas de segurança (foto: Marco Cavalcanti)

Neste domingo (29/08), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aplicou as provas discursivas e de redação do Vestibular 2021-2 para os 10.780 candidatos (54% dos inscritos) às 60 vagas do curso de Medicina. Os exames foram aplicados nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte; e em Goiânia(GO) e Ribeirão Preto(SP).
O índice de faltosos neste domingo foi de 17,4%. Os candidatos que compareceram responderam às duas questões discursivas de cada disciplina: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.
Os vestibulandos puderam escolher entre dois temas para elaborar a redação. Um, trazia o seguinte enunciado: “Supondo-se que você integre a comissão de educadores de uma escola de sua cidade e considerando o texto acima [disponível na prova], redija uma carta aberta a ser publicada no jornal de sua cidade, posicionando-se a respeito do direito de pais decidirem que seus filhos sejam educados no próprio lar.”
O outro tinha como tema o folclore: “Utilizando os dois textos [disponíveis na prova], redija um resumo, focando a importância do folclore e a valorização desse gênero de cultura de origem popular como forma de identidade de uma nação.”

Igor Azevedo: Igor Azevedo revela que a família o incentivou a optar pelo curso de Medicina na UFU (foto: Marco Cavalcanti)
Igor Azevedo (17) veio de Uberaba para realizar a prova no campus Santa Mônica: “A UFU é conceituada e fica perto da minha cidade natal” justifica o candidato.
A modalidade mais concorrida do curso de Medicina é a “Ampla Concorrência”, com 262,77 candidatos por vaga; seguida pela “L5-E”, com 256,2. De acordo com o edital, a modalidade “L5 – E” é destinada a candidatos que, “independentemente da renda familiar (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras em cursos regulares, ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. (Lei nº 12.711/2012)”.

Kemmer Vargas: ‘Acredito que tenho vocação e me identifico com a profissão’. Ele afirmou que gosta de trabalhar com pessoas e que vai se empenhar para cuidar de cada uma delas da melhor forma (foto: Marco Cavalcanti)
Kemmer Vargas, natural de Uberlândia, está pela primeira vez na disputa por uma das vagas ofertadas: “Uma riqueza da UFU é que desde cedo é ensinado aos alunos a ter que lidar com o público e pacientes”. Ele tem admiração pela profissão, que escolheu desde criança. “A aula prática da UFU é realmente muito investida pelos professores e é algo que eu gosto muito”, completa.
Devido ao cumprimento das normas de segurança por causa da pandemia de covid-19, o Vestibular 2021/2 conta com uma única fase em dois dias (e não em quatro, como ocorria antes da pandemia). Outra medida para evitar aglomeração foi a separação do vestibular em dois fins de semana. Nos dias 21 e 22/8 participaram os candidatos das outras 46 opções de curso de graduação.
O pai da candidata Isabel Menezes, Romeu Pereira, e o irmão dela, Isac Pereira, ficaram observando a candidata se direcionando para a sala de prova, no Campus Santa Mônica: “Ficamos ansiosos, assim como os vestibulandos”, confessa o pai. A família veio de Buritizeiro, cidade localizada no norte de Minas Gerais: “Minha filha sempre teve o interesse por medicina e consideramos a UFU a melhor universidade da região”, afirma.

Romeu Pereira: ‘Gostaríamos de levar a Isabel até a sala de prova. Estamos com boas expectativas’ Eles viajaram cerca de oito horas de carro para chegar a Uberlândia (foto: Marco Cavalcanti)
De acordo com o edital, o gabarito preliminar do primeiro dia de provas será publicado no portal da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), até as 12h do dia 1º/9 (o definitivo sairá no dia 20/9). Já o preliminar do segundo dia sairá em 28 de setembro (o gabarito definitivo será divulgado no dia 13/10). A classificação geral estará disponível no dia 19 de novembro, a partir das 16h, no endereço: www.portalselecao.ufu.br