Destaque para a 31ª colocação entre as universidades brasileiras e para o 22º lugar geral na categoria de Acadêmicos com PhD no ‘QS Latin America University Rankings 2022’, que analisa 418 instituições de 14 países latino-americanos e caribenhos
UFU está presente no ‘QS Latin America University Rankings’ desde 2018. (Arte: UFU/Divulgação)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi avaliada entre as melhores universidades de 14 países da América Latina e Caribe, conforme os resultados divulgados nesta quarta-feira (25/08), no “QS Latin America University Rankings 2022”. A universidade mineira ocupa a 114ª posição de 418 instituições analisadas, subindo duas colocações em relação ao mesmo ranking de 2021, que analisava 410 instituições.
O destaque da UFU, nesta edição, ficou para o 31º lugar entre as 95 universidades brasileiras analisadas e para a 22ª colocação geral na categoria de Acadêmicos com PhD, que avalia a quantidade de professores com o maior nível de especialização na sua área – para demonstrar o grau de interesse da universidade na busca pelo alto nível de qualidade na pesquisa e ensino.
Com 95 instituições ranqueadas, o Brasil é o país mais representado no ‘QS Latin America University Rankings’, seguido por México (64 instituições) e Colômbia (61 instituições). (Arte: QS Latin America University/Divulgação)
O “QS Latin America University Rankings” classifica as melhores universidades latino-americanas e caribenhas, avaliando a produtividade e impacto das pesquisas, empregabilidade, comprometimento do ensino, impacto digital e internacionalização. Ao todo, são utilizados oito indicadores: Reputação Acadêmica; Reputação do Empregador; Razão entre Estudantes e Acadêmicos; Acadêmicos com PhD; Rede de Pesquisa Internacional; Citações por Publicação; Publicações por Acadêmico; e Impacto Online.