Ascom/UFU
Candidatos de 46 cursos realizaram questões discursivas e redação na tarde deste domingo, em Uberlândia e outras seis cidades; gabaritos preliminares serão divulgados no dia 28 de setembro
Processo seletivo adotou uma série de protocolos de biossegurança visando a evitar os riscos de contaminação pelo vírus da covid-19. (Fotos: Milton Santos)
Neste domingo (22/08), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplicou os últimos exames para os candidatos às 1.554 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação no Vestibular 2021/2. Dentre os 9.205 vestibulandos inscritos, 17,3% não compareceram neste segundo e último dia de provas. O índice de abstenção subiu 2,2% em relação ao que foi registrado no sábado, 21.
A prova contou com duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas gerais, sendo elas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Com o mínimo de 12 linhas e o máximo de 34, a redação apresentou dois textos servindo como subsídios para cada uma das duas situações que os vestibulandos poderiam escolher: “uma carta de solicitação ao representante do Ministério da Justiça, solicitando-lhe informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano e apresentando argumentos favoráveis ao uso dessas tecnologias”; ou “um editorial para um jornal de circulação nacional defendendo a implantação de cidades inteligentes como opção viável para a solução de problemas sociais”.
Aos 17 anos, Luiza Contato Chadu está pela primeira vez “prestando o vestibular para valer”. Ela é uma das candidatas ao curso que obteve maior concorrência dentre aqueles cujas provas ocorreram neste final de semana: Psicologia – com 35,45 candidatos por vaga na “Ampla Concorrência” e 30,33 na modalidade “L5-E”. No ranking das opções mais cobiçadas por estes vestibulandos, na sequência, ficaram os cursos de Direito – com 33,55 candidatos por vaga na “Ampla Concorrência” – e Medicina Veterinária – que registrou 32 candidatos por vaga na modalidade “L5-E”.
“Achei a prova de ontem um pouco difícil. Hoje também deve ser, mas tomara que nada além do esperado. O tempo deve ser suficiente. Vou começar na Redação e depois partir para as provas que acho mais fáceis”, contou Luiza, abordada logo após sua entrada no Campus Santa Mônica.
Também de Uberlândia, mas vivendo sua primeira experiência no vestibular da UFU, Anna Julia Apolinario está com 18 anos de idade e escolheu Nutrição, cuja relação candidato/vaga é de 12,47 na “Ampla Concorrência”. Confessando-se preocupada com o tempo de que precisaria se dedicar às questões de Matemática, ela também pretendia adotar a mesma estratégia informada por Luiza: “Começo pela Redação e vou fazendo as provas nas quais tenho mais facilidade, deixando por último aquelas em que tenho maior dificuldade.”
Em relação aos protocolos de biossegurança em prevenção contra a covid-19, Hugo Afonso de Carvalho (17) comentou que gostou da organização. Concorrendo no curso de Administração – relação candidato/vaga de 9,1 na opção do período integral e 7,2, no noturno -, ele se disse otimista: “Estudamos bastante durante o ano e a expectativa é boa”, resumiu.