Equipamentos localizados atenderão mais de cinco mil famílias na zona Oeste de Uberlândia

Valter de Paula – Secom / PMU

Mais uma importante estrutura foi entregue pelo prefeito Odelmo Leão nessa sexta-feira (20). Desta vez, tratasse do Núcleo de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naica) e da Casa da Família/Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os equipamentos têm capacidade para atender mais de cinco mil famílias da região Oeste de Uberlândia. Localizados na rua Calixto Felipe Milken, 485, estes serão o 10º Naica e 12º Cras do município.

Valter de Paula – Secom / PMU

“Uberlândia avança em todos os setores e este investimento no social é de fundamental importância para o desenvolvimento das nossas crianças e apoio à comunidade. Nossa administração está empenhada em construir uma cidade melhor e, consequentemente, oferecer suporte para que nós cresçamos juntos, mesmo neste momento difícil de pandemia”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Os equipamentos serão administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e têm o compromisso de contribuir na melhoria de qualidade de vida e fortalecer os vínculos familiares. A Secretaria Municipal de Obras foi responsável por fiscalizar a construção dos espaços, executados pela empresa Martins Medeiros, vencedora do processo licitatório.

Estrutura

Valter de Paula – Secom / PMU

Com 746 m² de área construída, o décimo Naica desenvolverá serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos. Nos locais, é realizada uma extensa programação de atividades socioassistenciais, propiciando um espaço seguro e agregador aos frequentadores.

Já a Casa da Família/Cras terá com 212 m² e oferecerá diversos serviços, como atendimento à família por meio de orientação, acompanhamento e encaminhamento, por exemplo. O local serve ainda de apoio para que busca acesso a benefícios sociais (Bolsa Família, Tarifa Social Dmae, Tarifa Social Cemig, Benefício de Prestação Continuada e Pró-Pão).

Assim como as outras unidades espalhadas pela a cidade, o Cras amplia o acesso aos direitos de cidadania e previne situações de vulnerabilidade e risco social. Por ser considerado um serviço essencial, os equipamentos seguem abertos durante a pandemia. De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, são realizados inúmeros atendimentos em benefício da população.