Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)

A especialista em Recursos Humanos e consultora comercial, Patrícia Delval, foi convidada para ministrar um curso on-line sobre “Como se preparar para uma entrevista e como montar seu currículo” para os jovens de Uberlândia. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, no plenário da Câmara, e foi promovido pelo vereador Eduardo Moraes (PSC).

A especialista focou em jovens que ainda não exerceram atividade profissional, ou seja, naqueles que procuram pelo primeiro emprego. A consultora dispensou tempo explicando aspectos importantes na montagem do currículo, julgado ser o mais importante que o jovem saiba o que quer da vida, qual área mais se identifica, começando, assim, a elaborar uma apresentação atrativa de si para as empresas.

Pontos importantes no curso foram sobre a formação, a qual Delval, salientou que, mesmo as experiências escolares e na graduação, como participação em comissão de formatura, são importantes para recrutadores identificarem aptidões em áreas como a de eventos, fotografia e financeiro e sobre o domínio em outras línguas, cuja sinceridade deve ser apresentada no currículo, caso saiba ou não se comunicar em outro (s) idioma (s).

Delval disse também que os recrutadores costumam valorizar atividades extras, caso o candidato não tenha experiência em outras empresas. Essas atividades podem ser transcritas como funções de serviços gerais, caixa e atendimento ao cliente que o candidato ou candidata tenha exercido em comércios familiares, como o ateliê da tia ou o bar do pai. Contudo, os concorrentes devem ser sinceros em relatar se as funções exercidas as agradaram ou não, pois, assim, o recrutador vai montando o profissional em sua mente. Um exemplo seria o fato de não gostar de servir café, nesse caso o (a) candidato (a) deve deixar claro que a função não lhe interessa. “Se não quiser servir o café, colocar no currículo”, orientou.

Sobre as entrevistas, a especialista disse ser importante marcar um horário mais favorável para o candidato, no caso de uma vídeo-chamada, por exemplo, para evitar uma má aparência e um ambiente barulhento e desorganizado. A aparência física, inclusive, é muito importante para não passar uma imagem de gente relaxada, esquecida e sem compromisso. Com isso, Delval disse que é preciso o (a) candidato (a) focar no que tem para apresentar para a empresa: a própria pessoa e sua imagem.

O evento de hoje já está no canal da Câmara Municipal de Uberlândia no youtube. Para acessar, basta clicar no link: https://bit.ly/3yE79Lu