Há inscrições e editais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura para estímulo do setor em Uberlândia

Secretaria de Governo e Comunicação

Uma grande programação cultural e artística vai movimentar Uberlândia nos próximos meses. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está organizando o Festival de Culturas Populares. O evento é um dos projetos institucionais de estímulo à cadeia das artes e da cultura local aprovados em 2020 pelo Conselho Municipal de Política Cultural para execução neste ano. Inscrições e editais foram abertos para selecionar propostas em seis tipos de atividades. Toda a programação é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e tem o Sistema Martins como parceiro. (Confira aqui)

Filmes, oficinas, palestras, exposições, sarau literário e diversas apresentações são o foco do festival. Para acompanhar os processos seletivos em aberto, basta acessar a página de editais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo constante no Portal da Prefeitura de Uberlândia. Todas as inscrições são feitas pela plataforma Google Forms. (Confira aqui)

Veja o que está em andamento:

– Seleção de expositores para galerias de arte: inscrições até 20 de agosto. Serão selecionadas 12 propostas. Podem se candidatar ao uso dos espaços durante o festival, coletiva ou individualmente, pessoas físicas ou microempreendedores individuais (MEI) que atuam no setor de artes visuais de Uberlândia. O tema é livre. Uma ajuda de custo no valor de R$ 1,5 mil será repassada pelo Município a cada selecionado após as exposições. (Outras informações aqui)

– Seleção de propostas para Sarau Literário “Diásporas e Memórias Negras”: inscrições de 16 a 27 de agosto. Serão selecionadas cinco propostas para serem difundidas pela internet durante cinco dias do mês de novembro, com a presença de convidados de renome e ilustrações artísticas. Cada inscrito poderá cadastrar uma proposta, cuja apresentação poderá contar com até sete pessoas. Um cachê artístico no valor de R$ 600 será repassado a cada selecionado. (Mais informações aqui)

Encerradas:

– Seleção de profissionais para oficinas criativas: inscrições encerradas dia 9 de agosto. Serão selecionadas nove propostas. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que apresentem propostas inéditas e adequadas à transmissão pela internet. Cada hora-aula deve ter de 30 a 60 minutos de duração. O cachê artístico, a ser pago para cada selecionado após execução da proposta, varia de R$ 1,6 mil a R$ 5,6 mil, conforme o tipo de oficina a ser realizada. A carga horária por oficina criativa vai de 20 a 70 horas/aula. (Saiba mais aqui)

– Seleção de palestrantes: inscrições encerradas em 9 de agosto. Serão selecionados cinco profissionais para o “Círculo de Diálogos e Reflexões”. Para participar, o palestrante precisa ter experiência em um dos seguintes eixos temáticos: “Memórias do saber e do fazer”, “Saberes tradicionais e ancestralidade”, “Corpo e subjetividade nas artes da cena”, “Pedagogias decoloniais” e “Políticas culturais, escrita cidadã e você”. Será repassado um recurso de R$ 1 mil por palestrante. (Clique aqui e saiba mais)

– Seleção de filmes para Mostra de Cinema: inscrições encerradas em 6 de agosto. Serão selecionados dez filmes lançados a partir de 2015. Cada diretor ou produtora pode inscrever até dois filmes. O cachê pago por produção é de R$ 1 mil, a ser repassado após a exibição. (Veja aqui os detalhes)

– Seleção de propostas de grupos e coletivos culturais: inscrições se encerraram no dia 25 de julho. (Veja aqui)