Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)
A manha desta quinta-feira (05) foi marcada por várias deliberações na Câmara Municipal de Uberlândia. Os membros das comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, de Micro e Pequena Empresa e da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Doença Rara se reuniram para definir ações e cronogramas de atuação para os próximos meses, bem como para fazer um balanço do que até então foi realizado, a exemplo da audiência pública realizada na tarde de ontem sobre o auxílio-inclusão. Dentre as ações propostas está a realização de agendas externas, buscando aproximação e diálogo com setores econômicos da cidade, bem como a promoção do turismo rural.
A primeira reunião foi feita pelos membros da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, tendo como presidente, o vereador Raphael Leles (DEM), relatora, a vereadora Cláudia Guerra (PDT) e membro, o vereador Odair José (Avante). Os parlamentares concordaram em realizar agendas externas com a finalidade de buscar maior conexão com a população, especialmente com fomentadores da área de indústria, comércio e turismo. A intenção dos titulares da Comissão é se concentrar em projetos institucionais que levem o nome da Câmara, com anuência da mesa diretora, com o objetivo de fortalecer o poder legislativo e buscar parcerias público-privadas.
O trabalho da comissão deve ser facilitado, tendo em vista a experiência que o vereador Raphael Leles teve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Uberlândia, possibilitando um acesso mais irrestrito e a adesão de entidades classistas como a Câmara Dirigente Logista (CDL), Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciube), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e União das Empresas dos Distritos Industriais de Uberlândia ao trabalho dos parlamentares. Há ainda a intenção de buscar os responsáveis pela economia criativa nos bairros da cidade e conhecer o trabalho que realizam, movimentando, assim, o trabalho da Comissão e tornando o parlamento mais acessível às demandas desse grupo de agentes, invertendo a necessidade deslocamento. A intenção é também, caso seja necessário, propor melhorias por meio de políticas públicas.
Para a área do turismo, o foco dos parlamentares é o desenvolvimento do turismo rural sustentável, criando e/ou fortalecendo o setor com políticas público-privadas e buscando parceria com entidades como o Sebrae e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Estado – Emater. Para esse trabalho, os vereadores devem se concentrar num levantamento inicial de possibilidades para posterior criação de oportunidades, como a capacitação e fomento do empreendedorismo distrital, bem como a consolidação de parceria com universidade federal no intuito de se desenvolver ações inovativas para a questão do empreendedorismo individual.
Para todos esses trabalhos, os vereadores buscam uma Câmara forte, presente e de resultado.
Comissão de Micro e Pequena Empresa
Os vereadores membros da Comissão de Micro e Pequena Empresa, sendo eles o presidente Raphael Leles (DEM), o relator, Zezinho Mendonça (PP) e membro, Amanda Gondim (PDT), se reuniram na manhã desta quinta-feira (05) para deliberarem sobre as ações, cronogramas e metodologias que pretendem realizar a frente dos trabalhos. Os membros, contudo, voltaram a discutir a unificação desta Comissão com outras de temáticas e natureza semelhantes, como foi proposto à mesa diretora no início deste ano, no momento da escolha dos membros de cada comissão. A intenção dos titulares é otimizar os trabalhos dos vereadores e das comissões, modernizar e simplificar os processos, unificando a Comissão de Micro e Pequena Empresa com a de Indústria, Comércio, Indústria e Trabalho, criando, por exemplo, uma Comissão de Desenvolvimento Econômico.
A unificação de comissões acontece também em outros parlamentos, a exemplo da Câmara Federal, e da própria prefeitura de Uberlândia, que já procedeu da mesma forma com a unificação da antiga Secretaria de Indústria de Comércio, dando origem à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Comissão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Deficiência Rara
Na manhã desta quinta-feira (05), houve a reunião também da Comissão da Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Deficiência Rara entre os membros, sendo eles o presidente, vereador Raphael Leles (DEM), relator, o vereador Ronaldo Tannús (PL) e membro, a vereadora Amanda Gondim (PDT). Na oportunidade, os parlamentares fizeram um balanço da audiência pública intitulada “Auxílio-inclusão”, realizada na tarde de ontem, de forma remota, com a presença de especialistas da área, entre eles a auditora fiscal do INSS e médica, Lailah de Oliveira Vilela, do promotor de Justiça de Fernando Martins e do procurador federal da República, Luiz Portinho. Os parlamentares entenderam que a audiência apresentou um saldo muito positivo por contar com a participação de representantes de dezenas de entidades ligadas à pessoa com deficiência. A partir desse resultado, os membros acordaram em propor pautas ao longo deste mês com temas relacionados a pessoas com deficiência.