No município, termômetros podem registrar temperaturas próximas dos -2ºC

Secom/PMU

A chegada de uma nova frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco de origem polar, promete derrubar as temperaturas e provocar novas geadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ainda nesta semana. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC , com base nas informações geradas pelo Sistema Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM), alerta para frio intenso na região entre os dias 28 de julho a primeiro de agosto, tendo como dias críticos em termos de menores temperaturas os dias 29 e 30 de julho (mínimas entre -2°C e -5°C).

Confira as dicas da Defesa Civil Estadual para esse período:

– Recomenda-se à população cuidado especial, agasalhando bem crianças e idosos;
– Animais domésticos também devem ser mantidos em locais adequados, não expostos à friagem;
– É preciso redobrar os cuidados com a possibilidade de incidência de doenças respiratórias;
– É mais importante ainda evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas;
– Realizar frequentemente a higienização das mãos, utilizar álcool em gel e se manter bem hidratado todo tempo.
– Manter os cuidados com a população em situação de rua. Caso você identifique, próximo a sua residência, pessoas nessa condição, ofereça um agasalho ou um cobertor como um ato de solidariedade.

Alertas Defesa Civil

Além de todas as ações desenvolvidas em conjunto com secretarias municipais e órgãos de segurança, o Município agora também disponibiliza um canal extra para que os moradores recebam alertas do Comdec. Basta solicitar inscrição via “Zap da Prefeitura”, acessível pelo número de WhatsApp (34) 9.9774-0616. Após isso, o cidadão irá receber os alertas via SMS.

Para ter o serviço, basta mandar uma mensagem para o Zap da Prefeitura, escolher a opção “7- Alertas da Defesa Civil” dentro do “Zap”. Será solicitado que o usuário informe o nome completo, CPF e o CEP da região da qual deseja receber os alertas. Após o cadastro, as mensagens serão enviadas para o telefone pelo qual o munícipe fez a solicitação, com alertas específicos para o endereço informado e da cidade como um todo.