Cronograma de vacinação está previsto para acontecer até a sexta-feira (23), incluindo a segunda dose de AstraZeneca e a imunização de pessoas até 38 anos

Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia concluiu nesta quarta-feira (21) o ciclo de vacinação de mais 6.428 pessoas. Foram aplicadas as segundas doses do fabricante CoronaVac para as pessoas que receberam a primeira nos dias 23, 25 e 29 de junho. A imunização faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Na próxima quinta-feira (22), vai ser administrada a segunda dose do imunizante da fabricante AstraZeneca para as pessoas que receberam a primeira nos dias 28 e 29 de abril. Já na sexta-feira (23), será retomada a vacinação do público geral. Essa ampliação vai abranger as pessoas com idade até 38 anos*.

Ainda na sexta, vai ser dada a continuidade aos grupos prioritários como profissionais da educação infantil, fundamental, médio e superior; gestantes, mulheres pós-parto e que amamentam; pessoas com comorbidades e deficiência (com ou sem Benefício de Prestação Continuada – BPC); trabalhadores dos transportes coletivos urbanos e de longo curso e ferroviário; dos faltosos que fizeram o recadastramento; além da aplicação segunda dose de que recebeu a primeira de CoronaVac nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Este último cronograma começou na terça-feira (20). A estimativa é que nesses quatro dias sejam aplicadas 30 mil doses, sendo 10 mil para a primeira dose e 20 mil para a segunda. O cronograma está sujeito a alterações.

Confirmação do agendamento

A Prefeitura de Uberlândia reforça que o cronograma está sujeito à alteração. A vacinação acontecerá na Arena Sabiazinho e no Ginásio do UTC (entradas das avenidas Cipriano del Fávero e Getúlio Vargas). A confirmação do agendamento é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura. Devem comparecer aos locais de vacinação somente as pessoas que receberam a confirmação do agendamento.

Revalidação de cadastro de faltosos

Todo o fluxo do agendamento é pensando na capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia ressalta também a necessidade de as pessoas respeitarem o horário e local do agendamento para evitar a formação de filas.

O Município reitera que as pessoas que não compareceram à convocação devem realizar a revalidação do cadastro para serem chamadas novamente. Para solicitar o reagendamento, basta acessar o Portal da Prefeitura. No entanto, a reconvocação acontecerá com no prazo mínimo de 30 dias e quando houver disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação. Confira aqui todas as informações acerca do enfrentamento à Covid-19 em Uberlândia.