Substituição já gerou economia de mais de 39% de consumo de energia em Uberlândia

Foto: Secom/PMU

As praças dos bairros Tubalina, Santo Antônio, Tocantins, Taiaman, Morada da Colina, Tibery, Alvorada, Granada, além de uma área de lazer e uma rotatória no Shopping Park começaram a ter a iluminação pública modernizada nesta quarta-feira (21). As equipes da Parceria Público-Privada, firmada entre a Prefeitura e a empresa Engie, têm previsto no cronograma a substituição de 132 luminárias por lâmpadas de LED, abrangendo 15 espaços públicos.

Desde maio do ano passado, quando o serviço começou a ser executado, já houve melhorias em 52.929 pontos de luz espalhados em todas as regiões da cidade. O número representa cerca de 60% de conclusão dos quase 90 mil pontos de luzes cadastrados para a modernização.

Mais economia

Além de proporcionar melhora na luminosidade de ruas e avenidas, o projeto entregará, até 2022, a modernização de todo o parque de iluminação da cidade com uma qualidade superior de iluminação pública com maior durabilidade, luminosidade, sustentabilidade com redução na emissão de gás carbônico e economia estimada acima de 50% no consumo de energia elétrica.

O contrato ainda prevê, onde houver necessidade, a troca de braços, relés, cabos, iluminação de destaque e ampliações da rede. Outro destaque é a implantação da telegestão, que possibilita a verificação do comportamento de 25% das luminárias através de interface integrada e on-line com a Central de Controle e Operação (CCO), o que vai oferecer rapidez na detecção de falhas de equipamentos. A população pode encaminhar demandas à CCO pelo 0800 006 1739.

Durante a instalação das novas lâmpadas com tecnologia led, as luminárias de mercúrio ou sódio que estão sendo retiradas, passam por um processo de descontaminação dos metais pesados e só posteriormente são descartadas de forma ambientalmente correta. A empresa licitada até o momento, já fez este procedimento com 74.119 lâmpadas retiradas.

Confira as praças atendidas:

Praça Nidia Feres Tannus Tubalina
Praça na rua Nadine de Fátima Marques Silva Santo Antônio
Praça na Rua Odécio dos Santos Santo Antônio
Praça na Rua Walter França Santo Antônio
Praça Antônio Martins Tocantins
Praça Sinfônica Taiaman
Praça José Mota (Centro de Tecelagem) Morada da Colina
Praça na entrada do condomínio Villagio da Colina Morada da Colina
Praça Manoel Hipólito Machado Tibery
Praça João Batista de Lima Tibery
Praça Renato Humberto Calagno Tibery
Praça Odete Rezende Pereira Alvorada
Praça Laerte Carrijo Granada
Área de lazer na Av. Eliseu Pereira de Oliveira Shopping Park
Rotatória Emanoel Gomes Andrade Shopping Park