Fonte: Departamento de Comunicação (Emiliza Didier)

O Parlamento Jovem Minas está com novas vagas abertas em Uberlândia para alunos do ensino médio. O programa, de iniciativa da Assembleia Legislativa Minas em parceria com câmaras municipais do Estado e com a faculdade Pontifícia Católica de Minas, tem o objetivo de capacitar os alunos para o debate político com a discussão de temas centrais elegidos a cada ano pelos participantes. Esse ano, o tema é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Cerca de 50 estudantes de sete escolas de Uberlândia já participam do PJ com aulas de capacitação e oficinas nos encontros virtuais que acontecem semanalmente.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Uberlândia, Samantta Oliveira, a intenção, com a abertura das vagas, é dar mais oportunidade para os alunos do município. Ao todo, já foram ministradas cinco aulas, dentre elas três palestras com especialistas da área técnica legislativa, necessárias para orientar os adolescentes quanto ao planejamento das propostas para projetos de lei, e duas oficinas.
As propostas de lei são resultado do tempo de capacitação dos estudantes e atividade fim do programa. Os alunos de todas das câmaras municipais que aderem ao PJ Minas devem elaborar propostas de leis relacionadas ao tema central para serem votadas e escolhidas em plenárias municipais e regionais até serem reduzidas a um número de três propostas por subtema a serem votadas na plenária estadual, em Belo Horizonte. Ao todo, sempre são elegidos três subtemas que fazem referência ao tema principal em questão. Nesse ano, os subtemas são: “Mudanças Climáticas e Proteção da Biodiversidade”, “Práticas Sustentáveis e Desenvolvimento Econômico” e Recursos Hídricos e Saneamento Básico”.
As atividades em grupo são concentradas nas oficinas e são lá que, mesmo de forma virtual com a atual pandemia, os alunos se dividem em três grupos para discutirem propostas dos subtemas que serão apresentadas já na plenária municipal, ainda sem data marcada para acontecer. “A Assembleia Legislativa de Minas prorrogou o prazo da plenária estadual para novembro, deu mais tempo e possibilidade da gente se reorganizar”, disse Oliveira, justificando a abertura para novas vagas. Além disso, com a volta das aulas presenciais em Uberlândia, a Escola do Legislativo precisou alterar a agenda já que os horários divergiram com as novas demandas dos alunos, a exemplo dos participantes do Colégio Mackenzie.
A diretora explica ainda que, nessa nova etapa, alunos do ensino médio podem se matricular no PJ sem vínculo do colégio em que estudam com o programa. Os pais, contudo, precisam autorizar a participação dos filhos.
A plataforma utilizada pela Escola do Legislativo para as aulas virtuais é o Zoom, um serviço de conferência remota que, pelo sistema da Câmara, suporta até 100 participantes. Com os atuais 50 inscritos no PJ, a Escola do Legislativo pode absorver mais 40 novos alunos, sendo que 10 vagas precisam ser destinadas à equipe da escola que faz a abertura, acompanha e finaliza as reuniões virtuais, palestrantes e equipe de apoio técnico.
Em Uberlândia, o PJ Minas teve início em maio, mês em que cidades mineiras saíram da zona vermelha de restrições para funcionamento das atividades econômicas e sociais em função da Covid-19. A partir de então, a ALMG liberou as câmaras parceiras a realizar as atividades do programa, de modo virtual.
Samantta Oliveira esclarece também que a presidência da Câmara, na pessoa do vereador Sérgio do Bom Preço (PP), tem dado o apoio necessário para que as atividades da Escola do Legislativo aconteçam, mesmo com as limitações da pandemia. O sistema Zoom da Casa é um exemplo, já que a Escola usa o recurso disponível aos parlamentares em suas realizações.
No momento os alunos desfrutam de férias escolares, por isso as atividades do PJ estão de recesso. Em agosto as atividades retornam no mesmo sistema virtual até o cumprimento de todas as etapas do PJ. Ainda que haja a possibilidade de alunos representarem as regionais na sessão plenária estadual em novembro, todo cronograma inicial com aulas on-line deve permanecer, uma vez que os recursos contratados para realização do PJ já foram organizados e a Escola teria dificuldade em providenciar transporte e lanche, por exemplo, para contar com a presença dos participantes em todas as reuniões.
Uberlândia faz parte do Pólo Triângulo, regional que reúne alunos dos municípios de Uberaba, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Prata e Conceição das Alagoas, sendo esta última pólo regional e local que sediará a plenária regional.