Ivan Santos – Jornalista
A sociedade brasileira segue preocupada com a persistência da Pandemia do Coronavírus que já matou mais de meio milhão de pessoas no Brasil. Alguns políticos da Velha e da Nova Guarda ocupam-se da próxima eleição. A conquista do poder político a partir de 2023 começou a ser agitada há dois anos pelo presidente Capitão Mito cujo projeto principal é continuar no Governo numa cruzada contra comunistas e esquerdistas reais ou fictícios.
A mais recente pesquisa de intenção de votos para presidente da República foi divulgada nesta semana pelo IPEC (Instituto comandado por Márcia Candellari, ex-diretora executiva do Ibope). Nessa pesquisa Lula aparece com 49% das intenções de votos e Bolsonaro com 23%. A previsão é de momento. A eleição está longe e até lá muita água vai passar por baixo da ponte. Como política muda como nuvem, ninguém sabe o que vai acontecer até outubro de 2022.
O quadro dos candidatos a presidente da República não está definido. Um significativo grupo de partidos articula o lançamento de um candidato alternativo. As articulações para viabilizar este candidato ainda estão em discussão. Também há as divisões da esquerda que não se conciliam. Falta muito para se conhecer os verdadeiros candidatos a presidente. O Capitão Mito, por estar no Governo poderá se desgastar até perto da eleição. Política no Brasil é imprevisível. Então é melhor esperar para conhecer a cor da chita e a intensidade do vento.