Ivan Santos – Jornalista

Ainda com o futuro indefinido por causa da longa luta contra a Pandemia do Coronavírus, o Brasil segue sem um programa de recuperação da produção econômica semelhante ao do nível de 2019.
Os pesquisadores, médicos, biólogos e sanitaristas nacionais esforçaram-se e deram contribuições preciosas para o combate ao coronavírus, mas o governo deu pouca importância às recomendações deles. Não se pode culpar o governo, mas a realidade indica que quase meio milhão de pessoas no Brasil morreram infectadas pelo vírus que invadiu todo o mundo do ano passado para cá e prejudicou a produção econômica.
O recolhimento social recomendado pelas autoridades sanitárias e decretado por governadores e prefeitos em todo o País contribuiu para a retração econômica. Hoje é necessário que o governo assuma a liderança com um programa sério de recuperação econômica que garanta mais empregos e renda.
Segundo vários analistas econômicos que se manifestaram por jornais e outros meios de comunicação, a principal ação neste momento para garantir retorno a produção econômica é a vacinação de, pelo menos, 80% da população. A economia, para se recuperar, não depende só da vacinação. Precisa contar com apoio do Governo para que as pessoas voltem a acreditar em dias melhores no futuro. Sem credibilidade da população o Brasil continuará estagnado e perdido no espaço terráqueo sem meta e sem rumo.