Cerca de 300 doses do imunizante foram aplicadas em pessoas entre 18 e 59 anos
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação
O sábado foi movimentado para as os profissionais de saúde da rede municipal. É que hoje foi dia de continuar com a imunização contra a Covid-19, aplicando a primeira dose em acamados acima de 18 anos. Desta forma, durante todo o dia, 333 pessoas receberam a vacina.
Para Jéssica Luciana de Almeida Valente, professora e esposa de Wladimir Alves Ferreira, 51, que recebeu a primeira dose hoje, o ato de se vacinar é importante. “A esperança da população de se proteger e preservar os seus contra este vírus que tanto nos tem prejudicado aumenta em cada dose aplicada. Que logo possamos viver na normalidade de antes. Quero ressaltar o profissionalismo e também a atenção da equipe que esteve aqui em casa hoje, todos estão desempenhando um trabalho muito importante para a saúde da nossa população”, destacou Jéssica.
Pelo Portal da Prefeitura você acompanha o andamento da vacinação em Uberlândia pelo vacinômetro, além de fazer o cadastro e consultar o agendamento. A confirmação do agendamento das pessoas cadastradas é feita por mensagem de texto no celular (SMS), via e-mail para quem optou por preencher o campo no momento do cadastro e também pode ser conferida no Portal da Prefeitura.
CADASTRO PARA VACINAÇÃO
Dando continuidade ao programa de imunização contra a Covid-19, a Prefeitura de Uberlândia inicia, nesta sexta-feira (11) o cadastro dos profissionais da educação do Ensino Fundamental da rede municipal, estadual, privada e Eseba. A abertura para o cadastro deste público está em conformidade com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
É importante destacar que serão considerados para esta etapa todos os profissionais com contratos vinculados às instituições regularizadas. Neste aspecto, enquadram-se todos os profissionais envolvidos, como professores, diretores, além das áreas de serviço e administrativa.
Como funcionará o cadastro
Em relação à rede municipal de ensino, os dados de todos os profissionais já estarão no portal, sendo necessário que eles acessem o sistema para validar, confirmar ou corrigir os dados apresentados.
Já para os profissionais da rede estadual, rede privada de ensino e da Escola de Educação Básica (Eseba) da UFU, será necessário que cada instituição de ensino realize um pré-cadastro no sistema. Caberá ao responsável de cada instituição (clique aqui) disponibilizar informações dos funcionários previamente para permitir acesso ao cadastro definitivo.
Nesta primeira etapa, o responsável deverá informar o CNPJ da empresa e o CPF da pessoa ligada à constituição jurídica da escola. Estes dados deverão ser os mesmos que estão disponíveis no Imposto Sobre Serviços (ISS), ou seja, a instituição deverá estar regularizada. Após uma confirmação por parte do Município, uma chave de acesso será enviada ao responsável para que ele cadastre os profissionais da instituição. Neste espaço deverá ser indicado o nome da pessoa, o CPF, o cargo e o nível de ensino.
Com esta etapa concluída, o profissional da educação da empresa deverá acessar a seção de agendamento do Portal da Prefeitura para confirmar o registro e disponibilizar algumas informações pessoais a mais como o endereço e contato telefônico, além de confirmar os dados oferecidos no pré-cadastro. A partir daí, o profissional estará habilitado para ser convocado, quando houver disponibilidade de doses para o grupo.
Ordem de cadastro
Para a vacinação na cidade, a Prefeitura de Uberlândia tem seguido o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. Desta forma, a ordem de cadastro e vacinação dos profissionais da educação acontecerá primeiro com o ensino infantil (creche e pré-escola), seguindo, neste ordenamento, para o ensino fundamental, ensino médio, educação e jovens e adultos (EJA), ensino profissionalizante e ensino superior.
Saiba mais: https://www.uberlandia.mg.gov.br/coronavirus/cadastro-vacinacao/profissionais-da-educacao/