Ivan Santos – Jornalista

O ambiente político no Brasil continua dividido entre dois extremos – um da esquerda e outro da direita. A esquerda liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a direita pelo presidente Capitão Mito, Jair Messias Bolsonaro (Sem Partido). Não apareceu, até agora, um movimento expressivo que se qualifique como Terceira Via pra disputar a Presidência da República em 2022.
Como terceira alternativa há movimento no PSDB com o governador de São Paulo e alternativas nesse partido como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o senador cearense, Tasso Jereissati. Nenhum destes com expressão política nacional.
O cenário político atual indica que só há, até agora, dois pré-candidatos a presidente em 2022: Lula e Bolsonaro. Este está em intensa campanha. Por onde se locomove cria fatos e dá declarações políticas com críticas aos seus eventuais adversários. Bolsonaro não tem novidade para apresentar aos eleitores. Lula também não. O povo brasileiro já conhece esses dois atores políticos e sabe como eles atuam. Quem escolher um deles sabe antecipadamente o que pode esperar do governo.
A alternativa de renovação com esperança será uma terceira via bem construída com um real programa de renovação política e administrativa que tire o Brasil da estagnação econômica e de métodos políticos superados e condenados pela opinião pública. Os partidos de oposição e os que se posicionam como independentes têm neste momento uma oportunidade singular para fazer política com P maiúsculo. Para isto é preciso um acordo de alto nível. O contrário será permitir que um dos extremos continue a danificar o Brasil e a sociedade brasileira.