Ivan Santos – Jornalista

O núcleo central do Governo Federal e apoiadores do presidente Capitão Mito Bolsonaro comemoram a revelação do IBGE que destacou o crescimento de 1,2% do PIB Nacional no primeiro trimestre deste ano em relação ao crescimento do ano passado. A informação é positiva e animadora, mas não retrata a realidade social nacional.
Até meses idos vários economistas nacionais esperavam um resultado negativo para a economia por causa do recolhimento social determinado pelas autoridades sanitárias para evitar superlotação dos hospitais públicos e privados por causa da pandemia da covid 19. No entanto, a atividade econômica nacional, segundo o IBGE, surpreendeu o governo e a sociedade.
Na realidade, a sociedade continua baleada com mais de 14 milhões de desempregados, 20 milhões de trabalhadores informais que esperam por apoio do governo e inflação acima da meta fixada pelo governo. No geral, mais de 1 milhão de pequenas empresas fecharam as portas e parte do governo está a deixar as lojas físicas e se fixa na internet.
Não há, neste momento, nenhum indicativo de que a massa salarial que perdeu mais de 30% do poder de compra depois que começou a pandemia, se recupere em curto tempo. Mesmo assim, os agentes econômicos nacionais, diante do resultado positivo do PIB do primeiro trimestre, seguem animados e com esperanças positivas. Esta situação é animadora.