Iniciativa do Dmae integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco
Foto: Divulgação/Dmae
Duas novas turmas dos cursos oferecidos pelo Projeto Formação Água Vida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), foram concluídas nos dias 26 e 29 de maio, respectivamente. A primeira foi sobre a Norma Regulamentar (NR) 10, com duração de 40 horas. Na segunda, os alunos participaram do curso de Cálculo de Medicamentos Injetáveis, aos sábados com duração de 24 horas. A iniciativa integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.
O técnico em mecânica e manutenção industrial, Ronilson Bernardes de Freitas, concluiu o curso de NR10 e destacou que o aprendizado foi muito útil. “Meu objetivo é ser um técnico em eletromecânica, para isso é preciso ter a certificação NR10, referente a normas de segurança em serviços de eletricidade. Aprendi muito com as aulas e com o professor que nos passou um conhecimento importante. No futuro pretendo trabalhar no ramo com a parte elétrica industrial e predial”, afirmou.
A NR10 foi estabelecida por portaria do Ministério do Trabalho em Emprego há mais de 15 anos, estabelecendo condições para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores que trabalham em instalações elétricas e serviços de eletricidade. Essa norma regulamentar se aplica a todos os trabalhos ligados à eletricidade, como geração, transmissão, distribuição, consumo, montagem e manutenção de instalações elétricas.
Já o curso de cálculo de medicamentos injetáveis conta com aulas teóricas e práticas em laboratório. O conteúdo aborda os principais medicamentos utilizados nos serviços de saúde, diluição de medicação, operações de cálculos, gotejamento de soluções e prática de injetáveis. O objetivo é preparar profissionais de saúde, uma vez que a administração de medicamentos na enfermagem é essencial para a melhora e alta do paciente.
Atualmente, estão em andamento as turmas dos cursos: Soldagem profissional, Cuidador de Idosos, Atendimento e recepção em portarias, Assistente Administrativo, Eletricidade Residencial, Manipulação de banana para novos produtos.
Água Vida
O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes em andamento no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção. Entre as opções estão soldagem, gestão de controle de perdas, assistente administrativo, cuidador de idosos, etc.
Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.